Das redes sociais para os jornais mineiros: o BH nas Ruas
Palavras-chave:
jornalismo colaborativo, redes sociais, BH nas Ruas, O Estado de Minas, O Tempo.Resumo
Este artigo mostra a presença do conteúdo colaborativo do BH nas Ruas na narrativa de dois jornais de Minas Gerais: O Estado de Minas e O Tempo. O BH nas Ruas é um grupo criado no Facebook por estudantes de comunicação da UFMG para trazer informações sobre os protestos ocorridos em Belo Horizonte em 2013. O estudo foi organizado a partir de diferentes procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos. Por meio de um estudo comparativo, analisamos as informações do BH nas Ruas e, posteriormente, as encontradas nos referidos jornais. Também fizemos uma entrevista em profundidade com a gerenciadora do BH nas Ruas.
Downloads
Referências
BRUNS, A. Gatewatching: Collaborative Online News Production. New York: Peter Lang Publishing, 2005.
DALMONTE, Edson. Discurso e mobilização social no contexto das tecnologias interativas: a emergência de múltiplas esferas argumentativas. Revista Comunicação Mídia e Consumo. São Paulo: ESPM, V9, número 24, 2012, p 13-31.
DALMONTE, Edson Ferreira. Narrativa jornalística e narrativas sociais: Questões acerca da representação da realidade e regimes de visibilidade. In: FERREIRA, Giovandro Marcus; HOHLFELDY Antonio; MARTINO Luiz C.; MORAIS Osvando J. de, (Org.). Teorias da Comunicação: trajetórias Investigativas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010, p. 215-232.
FONSECA, V. P. S.; LINDEMANN, C. Webjornalismo participativo na Internet: repensando algumas questões técnicas e teóricas. In: Revista da Famecos, n. 34. Porto Alegre, dez. 2007, p. 86-94.
GILMOR, Dan. Nós, os media. 1ª ed., Lisboa: Presença, 2005.
HOLANDA, A. ; QUADROS, C. I. ; PALACIOS, M. ; SILVA, J. A. B. . Metodologias de Pesquisa em Jornalismo Participativo no Brasil. In: PALACIOS, Marcos; NOCI, Javier Díaz. (Org.). Metodologias para o Estudo dos Cibermeios. Estado da Arte & Perspectivas,. 1ed.Salvador: UFBA, 2008, v. 1, p. 261-278.
LATOUR, Bruno. Reagregando o Social. Salvador: Edufba, 2012; Bauru, São Paulo: Edusc, 2012.
LUCAS, Isabella. Entrevista concedida ao aluno Felipe José de Sales, Ouro Preto, 2014. ANTOUN, Henrique; MALINI, Fábio. @ internet e # rua: ciberativismo e mobilização nas redes sociais, Porto Alegre: Sulina, 2013.
MEDINA, Cremilda. A arte de tecer o presente, narrativa e o cotidiano. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
QUADROS, Claudia. A Participação do Público no Webjomalismo. Revista da E-Compós,
número 4, dezembro de 2005, disponível em <www.compos.com.br/ e-compos>. Consulta em 17/07/2014.
SANTOS, Marielle Sandalovski. A arte narrativa na rede das redes: Quando o jornalismo digital se aproxima do novo jornalismo. Dissertação (mestrado). Universidade Tuiuti do Paraná, Programa de Mestrado em Comunicação e Linguagens, Curitiba, 2007.
TRÄSEL, Marcelo. A pluralização no webjornalismo participativo: uma análise das intervenções no Wikinews e Kuro5hin. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de pós-graduação em comunicação e Informação, 2007.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).