Produção musical no contexto da Ditadura Militar: o Brasil "canta" o poder, a memória e a resistência

Autores

  • Danubia Barros Cordeiro Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Elidiana Maria da Silva Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21146

Palavras-chave:

AD. MPB. Ditadura militar. Discurso de resistência. Vontade de verdade.

Resumo

O texto consta de uma análise do discurso de músicas que cantaram o Brasil no período da Ditadura Militar, realizada a partir da perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa (AD), que enxerga na relação meio e homem uma possibilidade de construção de sentidos diante de registrados da história e dos valores/formas de pensar que são atravessados pelas formações discursivas. O estudo se configura como uma pesquisa de cunho bibliográfico, documental, com documentos secundários, e visou aproximar-se do objeto de estudo (música/discurso) atentando para a materialidade discursiva, a fim de perceber marcas ideológicas contidas nos textos que discursivizam/desenham um cenário de representação e memória de resistência no Brasil. A análise realizada apontou para o fato de que o discurso é o caminho pelo qual o processo de interação verbal se concretiza mediante a ação do texto, da música, na vida humana. A AD se mostrou contributo importante para os estudos linguísticos e socioculturais, em que a pesquisa desenvolvida se insere, bem como para a compreensão da sociedade. Destacou-se a musicalidade brasileira em época de Ditadura, demonstrou-se a multiplicidade dos sentidos e a construção do acontecimento histórico no entorno a ação humana. Foi considerando o contexto social, histórico e ideológico em que o discurso foi produzido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danubia Barros Cordeiro, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutora em Linguística com área de concentração em Teoria e análise Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística/UFPB (2013). Mestre com área de concentração em Linguística e Ensino pelo Programa de pós-graduação em Linguística/UFPB (2008). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (2007). Graduada em Letras com habilitação em Língua Vernácula pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atua como professora concursada do Ensino Médio, Técnico e Tecnólogo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN, campus de Currais Novos, RN). É, ainda, pesquisadora do grupo de pesquisa TEOSSENO - Teorias do sentido: discursos e significações (CNPq).

Elidiana Maria da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestranda em Educação e linguagem pela Universidade de Pernambuco (UPE) (cursando). Especialista em Educação e linguagem pela Universidade de Pernambuco (UPE) (2014). Graduada e licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). Atua como Professora concursada da Educação Infantil do Município de João Alfredo, PE, bem como coordenadora do Ensino fundamental II. É, ainda, Professora contratada do Estado, ministrando aulas de português e artes pelo mesmo município.

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística/UFPB (2011). Mestre em Letras com habilitação em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). É Professor titular do curso de Letras (Língua Portuguesa) do Departamento de Letras e Artes (DLA) e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba. Onde atua com o ensino e a pesquisa em estudos semânticos, pragmáticos, discursivos e semióticos, bem como nas práticas e nos processos de letramento mediados por gêneros textuais e discursivos, com ênfase na formação docente. Atualmente, vem desenvolvendo estudo de Pós-Doutorado em Linguística nas áreas de Linguística Aplicada e Estudos do Letramento pela Universidade Federal da Paraíba, projeto intitulado Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA), coordenado pela Dra. Regina Celi Mendes Pereira. Participa de três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: GELIT (Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho); MIVE (Memória e Imaginário das Vozes e Escrituras); LITERGE (Linguagem, interação e Gêneros Textuais/Discursivos); e TEOSSENO (Teorias do sentido: discursos e significações).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BARBOSA, P. L. N. Produção de texto e subjetividade: o jogo de imagens In: GREGOLIN, M. do Rosário. Filigranas do discurso: as vozes da história. Araraquara: FCL/ Laboratório Editorial / UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2000.
FERRAZ, Eucanaã (org. e sel.). Letra só: Caetano Veloso. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
______. A ordem do discurso. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1999.
______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FURLANETTO, Maria Marta. Análise do discurso e ensino: como a teoria situa a prática. Texto apresentado na II semana Integrada das Licenciaturas UNISUL, 2003.
GREGOLIN, M. do Rosário V. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos e duelos. São Carlos, SP: Clara Luz, 2005.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCHUSCI, Luiz Antônio. Processos de produção textual. In: ______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 48-143.
MEDINA, Cremilda. Notícia: um produto à venda. Jornalismo na sociedade urbana e industrial. São Paulo: Alfa-Omega, 1978.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e fundamentos. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 1999.
______. Linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. São Paulo: Pontes, 1996.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: UNICAMP, 1993.

Downloads

Publicado

2015-01-27

Como Citar

CORDEIRO, D. B.; DA SILVA, E. M.; RODRIGUES, L. P. Produção musical no contexto da Ditadura Militar: o Brasil "canta" o poder, a memória e a resistência. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21146. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21146. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Mídia e Ditadura Militar