Mediando a “Revolução”: a narrativa de O Globo sobre os aniversários do golpe durante o regime militar (1965-1984)
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21132Palavras-chave:
jornalismo, ditadura militar, O Globo, política, imprensaResumo
Esta pesquisa analisa a cobertura realizada pelo jornal O Globo dos aniversários do golpe de 31 de março de 1964, entre 1965 e 1984, ou seja, durante a vigência do regime militar. Essa data é um momento privilegiado por ser um ritual político de busca de legitimidade, uma ocasião regular para expressar a unidade dos militares enquanto instituição, que já era fissurada considerando-se os militares enquanto governo. Paralelamente, num contexto de instabilidade política, o jornal precisa buscar estratégias de posicionamento que extrapolam a dicotomia corrente que julga entre simplesmente “apoiar” ou “não apoiar” um governo e que o tornam um espaço muito mais complexo do que se costuma considerar. O objetivo deste trabalho é, a partir das matérias do jornal, entender o papel que o jornalista atribuía a si próprio com relação à política e à sociedade ao reportar os aniversários do regime militar.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).