Política e performance: uma análise de Fogo inextinguível, de Harun Farocki

Autores

  • Julia Gonçalves Declie Fagioli Universidade Federal de Minas Gerais / Doutoranda

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21101

Palavras-chave:

performance, corpo, cinema, napalm, Harun Farocki.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise do filme Fogo inextinguível (Alemanha, 1969), de Harun Farocki, a partir de algumas ideias em torno do conceito de performance, tais como as de Richard Schechner (2003) e Marvin Carlson (2010). O filme é dividido em três partes, mas para este trabalho analisaremos mais detalhadamente a primeira delas, em que Farocki está diante da câmera. Ele lê um depoimento de uma vítima do napalm, questiona o modo de produção das bombas e reflete sobre como representar isso em imagens. Em seguida ele diz que só é possível dar um indício do sofrimento causado pelo napalm e para isso, apaga um cigarro no próprio braço. Portanto, a partir da ideia de performance como um “se mostrar fazendo”, como o “momento de uma exposição”, defendemos que a performance realizada por Farocki constitui um gesto político.

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

FAGIOLI, J. G. D. Política e performance: uma análise de Fogo inextinguível, de Harun Farocki. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 2, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21101. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21101. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos