O cinema educador: novas fronteiras do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2012.v6.21024Palavras-chave:
comunicação, cinema educador, pedagogia críticaResumo
O presente artigo busca refletir criticamente sobre o papel do cinema enquanto agente produtor de conhecimento na sociedade moderna. Fruto do contexto da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria, o cinema educador passa a ter como função, através da imagem, difundir discursos e acontecimentos que passam a ser absorvidos e tomados como verdadeiros. A abordagem se desenvolve a partir do levantamento bibliográfico e de reflexões sobre a sociedade moderna, consumo e educação a partir de Walter Benjamin (1985), Henry Giroux (1992), Stuart Hall (1992) e o papel do cinema nesse contexto para Siegfrield Kracauer (1988), Douglas Kellner (2001), Max Horkheimer e Theodor Adorno (1997). Conclui-se nessa perspectiva que o cinema educador deve ser visto enquanto um dispositivo auxiliar para repensar não só a educação mas o empobrecimento da experiência e o caráter de urgência de uma pedagogia crítica das imagens.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-06-22
Como Citar
BUSSOLETTI, D. M.; ALVES, J. P. O cinema educador: novas fronteiras do conhecimento. Lumina, [S. l.], v. 6, n. 1, 2012. DOI: 10.34019/1981-4070.2012.v6.21024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21024. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).