O cinema educador: novas fronteiras do conhecimento

Autores

  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas
  • Joice Prado Alves

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2012.v6.21024

Palavras-chave:

comunicação, cinema educador, pedagogia crítica

Resumo

O presente artigo busca refletir criticamente sobre o papel do cinema enquanto agente produtor de conhecimento na sociedade moderna. Fruto do contexto da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria, o cinema educador passa a ter como função, através da imagem, difundir discursos e acontecimentos que passam a ser absorvidos e tomados como verdadeiros. A abordagem se desenvolve a partir do levantamento bibliográfico e de reflexões sobre a sociedade moderna, consumo e educação a partir de Walter Benjamin (1985), Henry Giroux (1992), Stuart Hall (1992) e o papel do cinema nesse contexto para Siegfrield Kracauer (1988), Douglas Kellner (2001), Max Horkheimer e Theodor Adorno (1997). Conclui-se nessa perspectiva que o cinema educador deve ser visto enquanto um dispositivo auxiliar para repensar não só a educação mas o empobrecimento da experiência e o caráter de urgência de uma pedagogia crítica das imagens.

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Publicado

2012-06-22

Como Citar

BUSSOLETTI, D. M.; ALVES, J. P. O cinema educador: novas fronteiras do conhecimento. Lumina, [S. l.], v. 6, n. 1, 2012. DOI: 10.34019/1981-4070.2012.v6.21024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21024. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos