A visita do Príncipe Harry no Brasil: a cobertura jornalística e a política como entretenimento
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2012.v6.21022Palavras-chave:
jornalismo, faits divers, espetáculoResumo
Em terras brasileiras, o Príncipe britânico Henrique de Gales, conhecido mundialmente como Harry, foi cortejado e amplamente destacado pela mídia nacional, tonando-se assunto candente em diversos veículos de comunicação. A simpatia, os bons modos e o berço foram temas da cobertura realizada, pautada na agenda real que habilmente misturou samba, rugby, visita a favela e jogo de polo. O objetivo é: discutir a construção do acontecimento midiático a partir dos critérios de noticiabilidade; examinar a tematização da notícia, classificada no gênero faits divers; e explorar os efeitos sociais deste tipo de abordagem. A pesquisa foi feita em 60 textos publicados em portais e agências de notícias da Internet, de distintos veículos de comunicação, nos dias 08 a 12 de março de 2012.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-06-22
Como Citar
MUNEIRO, L. C. A visita do Príncipe Harry no Brasil: a cobertura jornalística e a política como entretenimento. Lumina, [S. l.], v. 6, n. 1, 2012. DOI: 10.34019/1981-4070.2012.v6.21022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21022. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).