Journalism education at cybernetic times: BRASIL

Autores

  • Raquel Paiva UFRJ
  • Muniz Sodré UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2012.v6.21014

Palavras-chave:

newsmaking, jornalismo, educação

Resumo

Apesar das tradicionais diferenças expressivas entre os diversos dispositivos da mídia tradicional (jornal, revista, rádio e televisão), permaneceu inalterado o modelo da comunicação massiva, em que o poder de difusão fica basicamente em mãos do jornalista empregado pela organização de mídia, cuja lógica de trabalho “negocia” com as representações e as expectativas do grande público receptor. A educação tradicional do jornalista acompanha este modelo dito de newsmaking, em que os gatekeepers (os “porteiros”) selecionam e filtram os acontecimentos para os receptores. É uma educação eticamente garantida por valores relativos à credibilidade, que pode ser considerada a pedra de toque das relações de confiança entre o público e o jornal.

 

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Publicado

2012-12-14

Como Citar

PAIVA, R.; SODRÉ, M. Journalism education at cybernetic times: BRASIL. Lumina, [S. l.], v. 6, n. 2, 2012. DOI: 10.34019/1981-4070.2012.v6.21014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21014. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos