Entre o sacro e o profano
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2008.v2.20960Palavras-chave:
Black metal, fotografia, grotescoResumo
Como é operada a estilística do grotesco nas imagens produzidas pelo gênero musical Black Metal? Quais elementos são agenciados, entre as temáticas do gênero e as ferramentas de composição, no intuito de inscrever em suas imagens efeitos que suscitam diferenciados tipos de participação em seus observadores? Estas são as principais questões que orientam o presente artigo, contando ainda com exercício analítico sobre formas de representação visual recorrentes nas manifestações expressivas do gênero. A recorrência de certas temáticas contribui com a delimitação de uma cultura visual associada ao consumo musical, tendo no artigo um percurso desenvolvido através da articulação entre o dualismo sacro versus profano presente nas temáticas do gênero, da noção estilística grotesca e de como esta gera efeitos de realidade e participação nas imagens.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-05
Como Citar
MARTINS, T. Entre o sacro e o profano. Lumina, [S. l.], v. 2, n. 2, 2008. DOI: 10.34019/1981-4070.2008.v2.20960. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20960. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).