(Re)pensando o jornalismo: contribuições espanholas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2008.v2.20953Palavras-chave:
jornalismo, gênero, giro lingüísticoResumo
Este ensaio busca mapear a trajetória e algumas tendências sobre o estudo do jornalismo a partir de contribuições presentes na literatura espanhola sobre o tema. Realiza-se um percurso que situa historicamente publicações da chamada “Periodística”, elencando aspectos interessantes para se pensar uma “virada crítica” sobre os estudos da mesma. Neste viés, focaliza-se a noção de “gênero jornalístico”, observando dentro da teoria jornalística o caráter “manualista” dos textos que a abordam tanto no jornalismo cotidiano, quanto no jornalismo especializado. Com base neste contexto e apoiados na noção de “giro lingüístico”, aponta-se para a necessidade de se repensar as teorias e a prática jornalística a partir de uma outra relação com a realidade, bem como a compreensão do lugar do jornalismo na mesma.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-05
Como Citar
BERGER, C.; TAVARES, F. de M. B. (Re)pensando o jornalismo: contribuições espanholas. Lumina, [S. l.], v. 2, n. 2, 2008. DOI: 10.34019/1981-4070.2008.v2.20953. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20953. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).