Efeito de Terceira Pessoa na política alagoana: impacto da cobertura midiática na Operação Taturana
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20946Palavras-chave:
Efeito de Terceira Pessoa, política, Operação TaturanaResumo
O artigo pretende analisar o Efeito de Terceira Pessoa na Comunicação na cobertura da mídia sobre a Operação Taturana, desencadeada em Alagoas no final de 2007. Investiga-se como as pessoas avaliam o impacto dessa cobertura em si e nos outros, na formação de opinião acerca dos deputados, em três distâncias psicológicas, e se isto pode desencadear tomadas de atitudes contrárias a eles. Os resultados demonstraram que, no geral, as pessoas perceberam o impacto como sendo maior em si, e menor nos outros, e a possibilidade de eles votarem em um deputado indiciado é menor se comparado aos outros, nas três distâncias psicológicas. Porém, o uso da mídia não demonstrou que, quanto maior o tempo no qual o entrevistado se dedicaria a notícias locas, maior seria a discrepância do efeito em si e nos outros – em ambos os componentes.
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