Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2013.v7.20915Palavras-chave:
mídia-educação, ensino fundamental, multimodalidade.Resumo
Apresentação de resultados de experimento que usou a produção de conteúdo radiofônico como ponto de partida para desenvolver atividades de leitura crítica da mídia em uma perspectiva multimodal. O projeto se fundamenta nos conceitos de multimodalidade, navegação transmídia e nos conceitos-chave da mídia-educação (linguagem, representação, audiências e instituições de mídia). As atividades uniram o estudo de letras de músicas que falassem sobre direitos humanos, de fundamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de representações da infância em diferentes tipos de textos (ilustrações medievais, notícias de jornal e anúncios publicitários contemporâneos) e produção de programas. Os resultados sugerem que atividades de mídia-educação são um caminho produtivo para engajar estudantes no aprendizado, desenvolver habilidades de leitura e escrita verbal e não-verbais e fomentar a apropriação crítica de mensagens midiáticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-13
Como Citar
DE SIQUEIRA, A. B.; MARTINS, L. de A. Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia. Lumina, [S. l.], v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.34019/1981-4070.2013.v7.20915. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20915. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).