Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia

Autores

  • Alexandra Bujokas de Siqueira
  • Larissa de Almeida Martins

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2013.v7.20915

Palavras-chave:

mídia-educação, ensino fundamental, multimodalidade.

Resumo

Apresentação de resultados de experimento que usou a produção de conteúdo radiofônico como ponto de partida para desenvolver atividades de leitura crítica da mídia em uma perspectiva multimodal. O projeto se fundamenta nos conceitos de multimodalidade, navegação transmídia e nos conceitos-chave da mídia-educação (linguagem, representação, audiências e instituições de mídia). As atividades uniram o estudo de letras de músicas que falassem sobre direitos humanos, de fundamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de representações da infância em diferentes tipos de textos (ilustrações medievais, notícias de jornal e anúncios publicitários contemporâneos) e produção de programas. Os resultados sugerem que atividades de mídia-educação são um caminho produtivo para engajar estudantes no aprendizado, desenvolver habilidades de leitura e escrita verbal e não-verbais e fomentar a apropriação crítica de mensagens midiáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-13

Como Citar

DE SIQUEIRA, A. B.; MARTINS, L. de A. Mídia-educação no Ensino Fundamental: a produção de rádio como ferramenta para aprender leitura crítica da mídia. Lumina, [S. l.], v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.34019/1981-4070.2013.v7.20915. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20915. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos