Comunicação e velocidade: uma análise da aceleração no cinema de animação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20911Palavras-chave:
comunicação, filmes de animação, indústria do cinemaResumo
Uma abordagem sobre os processos de aceleração na comunicação dos filmes de animação e a evolução tecnológica nas últimas décadas, resultando em uma nova forma de entretenimento ao público. Esta mesma tecnologia desencadeou nos anos seguintes uma mudança no modo de recepção das informações. Em primeiro lugar, veremos como esse problema foi visto a partir dos estudos da Escola de Frankfurt. Na segunda parte, o foco é o conceito de aceleração na mídia. E, finalmente, veremos a análise de três temas- chave escolhidos para este trabalho: a iconofagia e o problema das fórmulas no cinema; o excesso de falas deixando a imagem de lado; e o “caos” da técnica com a transição da animação tradicional para o digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).