A fotografia publicitária no Brasil e a contribuição da obra do fotógrafo Chico Albuquerque

Autores

  • Renata Voss Chagas

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20910

Palavras-chave:

fotografia, publicidade, história da mídia

Resumo

Abordagem do uso da fotografia na publicidade brasileira e de como esse recurso visual se insere no decorrer da história. Estudo dos gêneros absorvidos pela publicidade e de como essa fotografia é instaurada como recurso visual de grande impacto por ser percebida como representação de uma suposta realidade. Para isso, nos detemos na obra de Chico Albuquerque, um dos primeiros fotógrafos publicitários a atuar no Brasil, o qual acreditamos ter uma parcela de contribuição para o desenvolvimento dessa linguagem no país. Tendo como aporte teórico os procedimentos analíticos da imagem publicitária, examinamos algumas de suas fotografias de acordo com a estrutura abordada por Umberto Eco (1968). Por fim, percebemos que o modo como Chico Albuquerque compreende a fotografia na publicidade traz contribuições como a contextualização do produto na representação fotográfica e um refinamento visual através da iluminação e composição utilizadas. 

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Publicado

2011-06-13

Como Citar

CHAGAS, R. V. A fotografia publicitária no Brasil e a contribuição da obra do fotógrafo Chico Albuquerque. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.20910. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20910. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê TV: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário n.2