A fotografia publicitária no Brasil e a contribuição da obra do fotógrafo Chico Albuquerque

  • Renata Voss Chagas
Palavras-chave: fotografia, publicidade, história da mídia

Resumo

Abordagem do uso da fotografia na publicidade brasileira e de como esse recurso visual se insere no decorrer da história. Estudo dos gêneros absorvidos pela publicidade e de como essa fotografia é instaurada como recurso visual de grande impacto por ser percebida como representação de uma suposta realidade. Para isso, nos detemos na obra de Chico Albuquerque, um dos primeiros fotógrafos publicitários a atuar no Brasil, o qual acreditamos ter uma parcela de contribuição para o desenvolvimento dessa linguagem no país. Tendo como aporte teórico os procedimentos analíticos da imagem publicitária, examinamos algumas de suas fotografias de acordo com a estrutura abordada por Umberto Eco (1968). Por fim, percebemos que o modo como Chico Albuquerque compreende a fotografia na publicidade traz contribuições como a contextualização do produto na representação fotográfica e um refinamento visual através da iluminação e composição utilizadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-06-13
Como Citar
CHAGAS, R. V. A fotografia publicitária no Brasil e a contribuição da obra do fotógrafo Chico Albuquerque. Lumina, v. 5, n. 1, 13 jun. 2011.
Seção
Dossiê TV: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário n.2