A fotografia publicitária no Brasil e a contribuição da obra do fotógrafo Chico Albuquerque
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20910Palavras-chave:
fotografia, publicidade, história da mídiaResumo
Abordagem do uso da fotografia na publicidade brasileira e de como esse recurso visual se insere no decorrer da história. Estudo dos gêneros absorvidos pela publicidade e de como essa fotografia é instaurada como recurso visual de grande impacto por ser percebida como representação de uma suposta realidade. Para isso, nos detemos na obra de Chico Albuquerque, um dos primeiros fotógrafos publicitários a atuar no Brasil, o qual acreditamos ter uma parcela de contribuição para o desenvolvimento dessa linguagem no país. Tendo como aporte teórico os procedimentos analíticos da imagem publicitária, examinamos algumas de suas fotografias de acordo com a estrutura abordada por Umberto Eco (1968). Por fim, percebemos que o modo como Chico Albuquerque compreende a fotografia na publicidade traz contribuições como a contextualização do produto na representação fotográfica e um refinamento visual através da iluminação e composição utilizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).