O papel dos interesses na construção de uma ética dos processos comunicativos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20897Palavras-chave:
comunicação, ética, processos deliberativosResumo
O artigo se propõe a explorar uma vertente da ética deprocessos comunicativos, focalizando o modo como interações comunicativas
podem estabelecer passagens entre interesses particulares e
coletivos, a partir da discussão de temas moralmente relevantes para
todos. Em um primeiro momento, retomo os principais aspectos da
teoria da ação comunicativa para pensar como indivíduos e grupos
discutem as regras morais que os vinculam, aliando interesses
particulares a interesses coletivos em processos de deliberação
pública. Em seguida, questiono a associação entre interesses e um
tipo de ação estratégica que pode corromper a interação comunicativa
tornando-a menos desejável para a promoção do bem coletivo.
Argumento, por fim, que as noções de interesses e de auto-interesse
são componentes essenciais da construção do entendimento entre os
sujeitos e, portanto, de uma ética da comunicação.
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Publicado
2011-06-13
Como Citar
MARQUES, Ângela C. S. O papel dos interesses na construção de uma ética dos processos comunicativos. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.20897. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20897. Acesso em: 4 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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