Dossiê Temático Internacional: Desafios da Ciber-Resiliência: Construindo uma Cultura de Segurança Cibernética e Cidadã

2024-09-04

Chamada de Trabalhos
Dossiê Temático Internacional: Desafios da Ciber-Resiliência: Construindo uma Cultura de Segurança Cibernética e Cidadã
Revista Lumina

Datas Importantes:
Prazo de Submissão: até 01 de dezembro de 2024

Publicação: 30 abril de 2025

Enfoque:

Os avanços tecnológicos transformam a maneira como nos comunicamos e interagimos, trazendo
consigo uma série de problemáticas e riscos no ciberespaço. O enfrentamento contra as ameaças
cibernéticas nas plataformas digitais e redes sociais requer o desenvolvimento de competências midiáticas em uma sociedade cada vez mais digitalizada. Os processos comunicativos evidenciam a necessidade de promover ações seguras e responsáveis para estabelecer uma cultura de prote- ção cibernética e cidadania digital.

Descrição

- Vantagens, implicações e riscos da comunicação e interação humana com os avanços tec- nológicos e midiáticos no ciberespaço.
- Competências midiáticas para a promoção de práticas seguras e responsáveis na era digital.
- Identificação de ameaças e mitigação de riscos cibernéticos por meio da educação midiática.

 - Compreensão crítica das problemáticas socioculturais geradas por ameaças cibernéticas em plataformas de mídia digital e social.
- Experiências educativas e formativas para uma cultura de segurança nas práticas e con- sumo midiático.
- Promoção da cultura de proteção cibernética nos meios de comunicação para fomentar a consciência crítica e cidadania.

Perguntas de investigação
• Quais são os desafios humanos associados ao desenvolvimento tecnológico do ciberes- paço?
• Como construir eficazmente uma cultura de cibersegurança nas práticas e no consumo midiático dos usuários nos meios digitais?
• Quais aspectos socioculturais estão associados às ciberameaças nas plataformas digitais, especialmente nas redes sociais?
• Como a educação midiática ajuda a responder eficazmente aos perigos no ciberespaço e a mitigar os ciberiscos?
• Como aplicar a educação midiática destinada a criar ciber-resiliência e uma cultura de ci- bersegurança em relação às práticas existentes?

Editores Convidados

Dr. Juan Fernando Muñoz Uribe (Universidad Pontificia Bolivariana, Colombia)
Doutor em Comunicação, linha de Literaia Midiática. Comunicador social, jornalista e especialista em Gestão da Comunicação Organizacional pela Universidad Pontificia Bolivariana (Medellín, Co- lômbia). Professor titular da Universidad Pontificia Bolivariana. Editor-chefe da revista Comunica- ción da Universidad Pontificia Bolivariana. Coordenador do projeto radiofônico Contexto, Radio Bo- livariana. Jornalista colaborador da revista Universitas Científica. Líder do Doc-Interunicom (associ- ação de doutores egressos do Doutorado Interuniversitário em Comunicação das Universidades de Huelva, Málaga, Sevilha e Cádiz). Ex-presidente da Federação Latino-Americana de Faculdades de Comunicação Social (FELAFACS). Sua pesquisa está baseada em contribuições prospectivas de qua- lidade a partir de uma revisão da formação profissional da comunicação na América Latina.


Dra. Viera Kačinová (Universidad de St. Cirilo y Metodio en Trnava, Eslovaquia)
Professora titular do Departamento de Educação em Mídia da Faculdade de Meios de Comunicação da Universidade de St. Cirilo y Metodio en Trnava e subdiretora do mesmo. É membro da rede Alfamed e coordenadora de suas atividades na Eslováquia. Também é membro da equipe de espe- cialistas do IMEC-International Media Literacy Centre na Eslováquia, bem como da organização pro- fissional internacional da Sociedade de Pedagogia Mediática e Cultura da Comunicação (Die Gesellschaft für Medienpädagogik und Kommunikationskultur - GMK) e seu grupo: Global Media Literacy. Suas atividades científicas se concentram nas áreas de educação em mídia, aspectos axio- lógicos da mídia, desenvolvimento de competências midiáticas e digitais, aspectos ecológicos do uso da mídia, didática da educação em mídia e formação de professores nesse campo.

Dra. Egle Spinelli (Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil)
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo (PPG- COM/ESPM), e docente do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). É vice-coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega, instância de atividades cien- tíficas, debate acadêmico e extensão universitária sobre as inter-relações Comunicação, Educação e Consumo. Foi editora-chefe da Revista Comunicação, Mídia e Consumo (2021-2023). Realiza pes- quisa nos seguintes temas: comunicação, jornalismo e desinformação, educação midiática e digital, ecologia dos meios, cidadania digital, produção e consumo midiático de professores e jovens. É líder do grupo de pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo (DIGICOM), membro da equipe de pesquisa dos grupos COM+ e ALTERJOR da ECA (Universidade de São Paulo). Participante da Rede Interuniversitária Euroamericana de Pesquisa sobre Competências Midiáticas para a Cida- dania - ALFAMED.

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