Patrimônio Cultural e globalização: Trajetória, projetos e estratégias da Fundação Santa María la Real (Aguilar de Campoo, Castela e Leão. Espanha)
Publicado 2020-09-10
Palavras-chave
- Patrimônio,
- Território,
- Economia,
- Internacionalização,
- Estratégias
Como Citar
Resumo
Em 1977, foi formada uma associação em torno das ruínas de um mosteiro medieval localizado na pequena cidade de Aguilar de Campoo (Palência, Castela e Leão. Espanha), com o objetivo de recuperar o monumento e transformá-lo no centro da revitalização cultural de uma região em crescente processo de despovoamento, sem grandes recursos económicos, mas com um património cultural muito rico. Desde então, e até hoje, a atividade desenvolvida a partir de tal iniciativa tem sido enorme e muito variada, e a Fundação Santa María la Real, herdeira dessa associação, diversificou bastante os setores em que atua, ampliando as suas intervenções, em toda a Espanha e noutros países. A ligação com a arte românica, uma das marcas da região de Aguilar, manteve-se sempre muito viva. Contudo, muito mais foi feito, especialmente através da publicação de uma obra ambiciosa, a Enciclopedia del Románico en la Península Ibérica, hoje uma obra de referência. A projeção internacional desta Fundação, num mundo cada vez mais globalizado e com maior demanda por cultura e por património, está aumentando, com ações em diferentes campos e em projetos muito diversos. No entanto, nunca se perderam as raízes e fundamentos ideológicos que animaram aqueles que há mais de quarenta anos, sem dinheiro, mas com grande entusiasmo, decidiram que o papel da sociedade civil é essencial para a preservação e disseminação de património e para que essa riqueza cultural, longe de ser um custo, seja vista como um enorme recurso. Nisto acreditaram e puseram mãos à obra.
Downloads
Referências
- Assas, Manuel de. “Monasterio o Abadía de Aguilar de Campoó”. Museo Español de Antiguëdades, I (1872): 597-620.
- Botelho, Maria Leonor. “A Historiografia da Arquitectura da Época Românica em Portugal (1870-2010)”. Tese de doutoramento. Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2010.
- García Guinea. Miguel Ángel. El Románico en Palencia. Segunda Edición. Palencia: Excma. Diputación Provincial, 1975.
- Hernando Garrido, José Luis. Escultura tardorrománica en el Monasterio de Santa María la Real en Aguilar de Campoo (Palencia). Aguilar de Campoo: Centro de Estudios del Románico, 1995.
- Hernando Garrido, José Luis. “Aguilar de Campoo. Monasterio de Santa María la Real”. En Enciclopedia del Románico en Castilla y León. Palencia I, Miguel Ángel García Guinea y José María Pérez González (directores). Aguilar de Campoo: Fundación Santa María la Real – Centro de Estudios del Románico, 2002: 186-214.
- López de Guereño Sanz, María Teresa. Monasterios Medievales Premonstratenses. Reinos de Castilla y León. Salamanca: Junta de Castilla y León, 1997. https://doi.org/10.15366/cupauam1994.21.010
- Matesanz Vera, Pedro. “Arqueología y restauración arquitectónica: el caso del monasterio de Santa María la Real (Aguilar de Campoo, Palencia)”. Cuadernos de Prehistoria y Arqueología de la Universidad Autónoma de Madrid, 21 (1994): 313-340. https://doi.org/10.15366/cupauam1994.21.010
- Mazo Salgado, Miguel del, y Soledad Huamaní Mosqueira. Escuelas Taller 2030. “Aprender haciendo”. Madrid: Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo, 2018.
- Mélida, José Ramón. “El monasterio de Aguilar de Campoo”. Boletín de la Real Academia de la Historia, 66 (1915): 43-49.
- Nuño González, Jaime. “China como oportunidad”. El Norte de Castilla. 29 de marzo de 2011, Opinión, 25.
- Pérez “Peridis”, José María. Hasta una ruina puede ser una esperanza. Monasterio de Santa María la Real de Aguilar de Campoo. Aguilar de Campoo: Fundación Santa María la Real del Patrimonio Histórico, 2017.
- Rodríguez, Daniel. El monasterio aquilarense o Abadía de Aguilar de Campóo. Madrid: Romero Impresor, 1897.
- Rodríguez de Diego, José Luis. Colección diplomática de Santa María de Aguilar de Campoo. Salamanca: Junta de Castilla y León, 2004.
- Unamuno, Miguel de. Andanzas y visiones españolas. Madrid: Renacimiento, 1922.
- VV.AA. Boletín de la Asociación de Amigos del Monasterio de Aguilar, 1 (1977), Aguilar de Campoo.