Em busca de um “risonho futuro”: seduções, identidades e comunidades em fugas no Rio de Janeiro escravista (séc. XIX)
Palavras-chave
- Escravidão,
- Fuga,
- Rio de Janeiro
Como Citar
Resumo
O tema das identidades e principalmente das culturas escravas só recentemente tem atraído atenção de pesquisadores sobre escravidão no Brasil. Diferenças entre crioulos e africanos não seriam necessariamente só demográficas sob impacto do tráfico negreiro. É possível pensar outras reconfigurações incluindo processos e contextos diversos. O objetivo deste artigo é refletir sobre a gestação de identidades escravas. Com base em narrativas – fundamentalmente sobre fugas e seduções – abordamos como cativos, africanos, libertos e crioulos forjaram suas identidades, não só étnicas, mas também escravas, sociais, espaciais, articulando comunidades nas áreas urbanas e rurais do Rio de Janeiro do século XIX. Comunidades, culturas e identidades escravas – rurais e urbanas – são pensadas enquanto experiências e narrativas com linguagens, símbolos e significados diversos.