Prazo encerrado _ para submissões: Dossiê_O BRASIL, A AMÉRICA LATINA E A 2a GUERRA MUNDIAL

2025-05-09

Chamada para submissões: Dossiê_O BRASIL, A AMÉRICA LATINA E A 2a GUERRA MUNDIAL

Organizadores: Ismara Izepe de Souza, doutora em História e professora associada no Departamento de Relações Internacionais/Eppen/UNIFESP e Filipe Queiróz de Campos, Doutor em História e professor substituto no Departamento de História da UFJF.

Data limite para submissões: 31 de julho de 2025

        Seja nas salas de aula, junto a estudantes, ou nas telas dos cinemas e das residências através dos streamings, a história da Segunda Guerra Mundial costuma causar grande interesse de um público mais amplo. O conhecimento do envolvimento dos países latino-americanos no conflito, no entanto, tende a ser fragmentado, com referências dispersas, geralmente incidindo, no caso do Brasil na participação dos pracinhas da Força Expedicionária no conflito, ou na adesão precoce ou tardia dos países aos Aliados ou ao Eixo.

        Por outro lado, existe uma produção acadêmica brasileira e internacional bem consolidada a tratar das várias dimensões que englobam a participação latino-americana na Segunda Guerra Mundial, que vai desde a preocupação em explicar as motivações políticas e econômicas que levaram os países a aderir aos Aliados ou ao Eixo, até as transformações que o conflito impulsionou no cotidiano dos cidadãos na América Latina.

            A importância da participação latino-americana no transcurso e nos resultados da 2a Guerra Mundial pode ser valorizada ou menosprezada, mas é indiscutível que o conflito resultou em desdobramentos importantes para a história da América Latina, especialmente no que tange ao estreitamento das relações de seus países com os EUA nas décadas seguintes.

        Recentes pesquisas acadêmicas sobre as interações entre a Segunda Guerra Mundial e a América Latina têm apresentado preocupações com temas como a diplomacia cultural dos EUA para neutralizar a influência do Eixo nas relações internacionais, as atividades de espionagem e segurança na região, as transformações sociais, como o papel das mulheres no esforço de guerra, e a construção da memória coletiva do conflito. Além disso, estudam a crescente influência econômica e política dos EUA e a reconfiguração das identidades nacionais latino-americanas no pós-guerra, por exemplo.

A partir dessa constatação, e aproveitando a efeméride dos 80 anos do término da Segunda Guerra Mundial, apresentamos a proposta de um dossiê que pretende englobar as várias dimensões do envolvimento da América Latina no conflito, com o intuito de publicizar um conjunto consistente de trabalhos que apresentem temáticas e abordagens variadas.

        Eis alguns tópicos que podem ser apresentados, ainda que a proposta não se reduza a eles:

  1. O Brasil e a política internacional: relações diplomáticas e militares com os países aliados e com o Eixo;
  2. Implicações econômicas do conflito para os países da América Latina;
  3. A dimensão cultural e as influências da Segunda Guerra Mundial no cotidiano dos cidadãos latino-americanos;
  4. Balanço da produção historiográfica ou artística acerca do envolvimento de países da América Latina na Segunda Guerra Mundial;
  5. As relações políticas e diplomáticas entre os países latino-americanos no contexto da  Segunda Guerra Mundial;
  6. O contexto do imediato pós-guerra, o início da Guerra Fria e a América Latina;
  7. A participação latino-americana nas instituições e organismos internacionais surgidos no pós-guerra.