Dossiê
Sobre o que poderia ser uma poética (s) (afro) diaspórica: quatro artistas colombianas
Publicado 2024-01-08
Palavras-chave
- arte colombiano,
- arte contemporáneo arte afrodiásporico,
- pensamiento afrodiásporico,
- feminismo negro,
- artes visuales
- performance ...Mais
Como Citar
Arrieta Fernandez, Nohora. 2024. “Sobre O Que Poderia Ser Uma poética (s) (afro) diaspórica: Quatro Artistas Colombianas”. Locus: Revista De História 29 (2):133-51. https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/41352.
Copyright (c) 2024 Nohora Arrieta Fernandez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Quais são as linguagens e as formas que aparecem quando reunimos as propostas visuais de quatro artistas afro-colombianas, o que sua prática nos diz sobre o que imaginamos como arte contemporânea na América Latina? O que nos diz sobre as formas como pensamos a história da arte ou as discussões em torno dela? A partir de um diálogo com categorias do pensamento afro-diaspórico, este ensaio indaga sobre os projetos de Liliana Angulo (1974), María Méndez (1990), Astrid González Quintero (1990) e Lyann Quartas (1990), a fim de traçar alguns dos modos de ser e fazer que ativam seus universos poéticos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
- Abello Vives, Alberto. 2015. La isla encallada. El caribe colombiano en el archipiélago del Caribe. Siglo del hombre editores.
- Alexander Jaqui and Gina Ulysse. 2015. “Groundings on Rasanblaj with M. Jacqui Alexander”. En Emisférica (12): https://hemisphericinstitute.org/en/emisferica-121-caribbean-rasanblaj/12-1-essays/e-121-essay-alexander-interview-with-gina.html
- Angulo, Liliana. 2008. “¡Quieto Pelo!”: https://www.banrepcultural.org/proyectos/afrocolombianidad/quieto-pelo-proyecto-artistico-de-liliana-angulo
- Angulo, Liliana. 2021. “Entrevista con Sandra Montenegro”: https://www.instagram.com/p/CWglc2TJeaK/
- Arrieta Fernández, Nohora. 2021. Poéticas amargas: estéticas y políticas de la plantación de azúcar en Brasil y el Caribe (1990-2018). Tesis de doctorado, Georgetown University.
- Bourriaud, Nicolas. 2006. “Relational Aesthetics”. En Participation, editado por Claire Bishop. Whitechapel Ventures Limited.
- Brathwaite, Kamau. 1975. “Caribbean Man in Space and Time”. Savacou 11/12: 1-11.
- Campt, Tina. 2017. Listening to Images. Durham and London: Duke University Press.
- Casamayor-Cisneros, Odette. 2022. “Birthing Ourselves. Black womanhood and epistemological marronage in Latin American and Caribbean Literatures”. En The Routledge Companion to Twentieth and Twentieth-First Century Latin American Literary and Cultural Forms, editado por Guillermina de Ferrari y Mariano Siskind, 309-319. Londres: Routledge.
- Curiel, Ochy. 2007. “Crítica poscolonial desde las prácticas políticas del feminismo antirracista”. Nómadas 26: 92-101.
- Enwezor, Okwui. 2008. “Archive Fever: Photography between History and Monument”. En Archive Fever: Uses of the Document in Contemporary Art, 11-51. New York: International Center of Photography.
- Ferdinand, Malcolm. 2022. Decolonial Ecology: Thinking from the Caribbean World. Durham and London: Duke University Press.
- Giraldo Escobar, Sol Astrid. 2014. Retratos en Blanco y Afro. Bogotá: Ministerio de Cultura de Colombia.
- Gónzalez Quintero, Astrid. “Hablar a plantas”, página de artista: https://astridgonzalezartista.weebly.com/hablar-a-plantas.html
- Hartman, Saidiya. 2008. “Venus in Two Acts.” Small axe: a journal of criticism 12.2: 1–14.
- Kelley, Robin D. G. 2002. Freedom Dreams: the Black Radical Imagination. Boston: Beacon Press
- Laó-Montes, Agustín. 2026. “Afro-Latin American Feminisms at the Cutting Edge of Emerging Political-EpistemicMovement”. Meridians:feminism, race, transnationalism 14, 2: 1-24.
- Lopes, Fabiana y Alexandre Araujo Bispo. 2015. “Presenças: a performance negra como corpo político”. Harper´s Bazaar Art: 106-112.
- Lopes, Fabiana. 2016. “Território silenciado, território minado: contranarrativas na produção de artistas afro-brasileiros contemporâneos”. En Territórios: artistas afrodescendentes no acervo da Pinacoteca. São Paulo: Pinacoteca do Estado.
- Lopes, Fabiana. 2019. “Black Performance in Brazil: Hidden stories and the rough vibrancy of now.” Nka. Journal of Contemporary African Art 44: 64-76.
- Lopes, Fabiana. 2020. “Sobre Gatherings, Ajuntamentos e Hábitos de Assemblagem”. En Femininos, visualidades, ações e afetos, 302-312. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul.
- Méndez, María. 2023. Entrevista con la artista
- Molina-Bautista, Angélica-María. 2022. “‘Yo te conjuro por san Pedro...’. Prácticas mágicas y vida cotidiana en mujeres de origen africano en la Inquisición de Cartagena durante el siglo XVII”. Historia y Sociedad, 43: 250-277.
- Moura, Clóvis. 1988 (1959). Rebeliões da Senzala (1959). Porto Alegre: Mercado Aberto.
- Nascimento, Beatriz. 1985. “O conceito de quilombo e a resistencia cultural negra”. Afrodiáspora: Revista do mundo negro. 6-7: 41-49.
- Quartas, Lyann. Portafolio de artista.
- Trouillot, Michel. 1985. Silencing the past. Power and the production of history. Boston: Beacon Press.
- Vergara, A. y Arboleda, K. 2014. “Feminismo afrodiaspórico. Una agenda emergente del feminismo negro en Colombia”. Universitas Humanística 78: 109-134.
- Wynter, Sylvia. 1971. “Novel and History. Plot and Plantation”. Savacou 5: 95-102.