Corrupção e desrespeito aos direitos dos índios brasileiros:

o papel da imprensa no século XX

  • Michelle Reis de Macedo Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Relatório Figueiredo, Corrupção, políticas indigenistas, ditadura militar, índios brasileiros

Resumo

A imprensa brasileira possui um papel importante na denúncia de casos de corrupção, sobretudo em instituições públicas. No entanto, toda matéria publicada em jornal passa por uma seleção, cujos critérios podem revelar interesses políticos, ideológicos e econômicos não explícitos. Portanto, a proposta é analisar os ditos e os silêncios da imprensa brasileira em relação aos problemas enfrentados por um grupo social específico, os índios brasileiros, devido ao mau uso da verba pública pelos órgãos indigenistas, bem como o precário cumprimento de sua função ao longo do século XX.

Biografia do Autor

Michelle Reis de Macedo, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e bolsista do CNPq-Brasil (PQ-2). Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), autora dos livros Recusa do passado, disputa no presente. Esquerdas revolucionárias e a reconstrução do trabalhismo no contexto da redemocratização brasileira (décadas de 1970 e 1980) e O movimento queremista e a democratização de 1945. Desenvolve pesquisas na área de História do Brasil Republicano e História Indígena. E-mail: michellemacedo.historia@gmail.com

Referências

ABREU, Alzira Alves; LATTMAN-WELTMAN, Fernando; FERREIRA, Marieta de Moraes; RAMOS, Plínio. A imprensa em transição: o jornalismo brasileiro nos anos 50. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1996.

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. História e antropologia. In: CARDOSO F, Ciro e VAINFAS, Ronaldo (orgs). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. São Paulo: Contexto; 2006.

GARFIELD, Seth. A luta indígena no coração do Brasil. Política indigenista, a Marcha para o Oeste e os índios xavante (1937-1988). São Paulo: Editora Unesp; 2011.

GUIMARÃES, Elena. Relatório Figueiredo: entre tempos, narrativas e memórias. Dissertação em Memória Social - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

OLIVEIRA, João Pacheco de. O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2016.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, v. 2, n. 3, 1989.

RESENDE, Ana Catarina. O Relatório Figueiredo, as violações dos direitos dos povos indígenas no Brasil dos anos 1960 e a “justa memória”. In: Wolkmer C, Siqueira S (orgs). História do Direito. Florianópolis: CONPEDI, 2015.

TRINIDAD, Carlos Benítez. A questão indígena sob a ditadura militar: do imaginar ao dominar. Anuário Antropológico, Brasília, UnB, 2018, v. 43, n. 1: 257-284.

VALENTE, Rubens. Os fuzis e as flechas. História de sangue e resistência na ditadura. Coleção Arquivos da Repressão no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras; 2017.

Publicado
2019-12-05
Como Citar
Reis de Macedo, M. (2019). Corrupção e desrespeito aos direitos dos índios brasileiros:. Locus: Revista De História, 25(2). https://doi.org/10.34019/2594-8296.2019.v25.28572