Fotografia, corpo e política:

o foto-livro “À la recherche de l´eu-dourado” (1976) de Pedro Vasquez

  • Charles Monteiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Autorretrato, corpo e política, fotografia

Resumo

O presente artigo visa analisar o ensaio fotográfico À la recherche de l ‘eu-dourado de Pedro Vasquez publicado em foto-livro pela editora francesa Contrejour em 1976. O ensaio está inserido no contexto sócio-político e cultural mais amplo dos anos 1970. De um lado, a obra faz uma crítica às estruturas de poder e dominação que limitam e submetem o corpo numa sociedade de consumo marcada pela racionalidade técnica e burocrática. Por outro, a obra está relacionada à promoção da fotografia como linguagem no campo das artes visuais no contexto de criação de instituições, galerias, festivais e editoras especializadas em fotografia.

Biografia do Autor

Charles Monteiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em História Social (PUCSP, 2001), Pós-Doutorado em História Social e Cultural da Arte na Université Paris 1 – Panthéon –Sorbonne (2013-214), pesquisador PQ 2 do CNPq, professor Adjunto de História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul atuando nos Programas de Pós-Graduação em História e Letras (Escrita Criativa), coordenador do GT Nacional Imagem, Cultura Visual e História da ANPUH, e coordenador do Laboratório de Pesquisa em História da Imagem e do Som. Organizou o livro Fotografia, História e Cultura Visual: Pesquisas Recentes (EDIPUCRS, 2012) e com Ana Mauad o dossiê Fotografia, cultura visual e história: perspectivas teóricas e metodológicas na revista Estudos Ibero-Americanos v. 44, n. 1 (PUCRS). E-mail: monteiro@pucrs.br e charlesmonteiro16@gmail.com

Referências

CALIRMAN, Claudia. Arte brasileira na Ditadura Militar. Antonio Manuel, Artur Barrio, Cildo Meireles. Rio de Janeiro: Réptil, 2013.

CAMPANY, David. The 'photobook': What's in a name? The Photobook Review, nº7, winter 2007. Aperture Foundation. Disponível em: Acesso em: 14 abr. 2017.

COELHO, Maria Beatriz R. de V. Imagens da Nação: Brasileiros na Fotodocumentação de 1940 Até o Final do Século XX. São Paulo: EDUSP, 2012.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

FICO, Carlos. Como eles agiam. Os subterrâneos da ditadura militar: espionagem e polícia política. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2001.

FOUCAUL, Michel. Vigiar e punir. Nascimento da prisão. 20 ed. Petrópolis, Vozes, 1999.

FRIZOT, Michel (dir.). Nouvelle Histoire de la Photographie. Paris: Bordas, 1994.

GAMARNIK, Cora. Fotografía y dictaduras: estratégias comparadas entre Chile, Uruguay y Argentina. In: Nuevo Mundo, Mundos Nuevos, EHESS, Paris, p. 1-30, 2012. Disponible en: <http://journals.openedition.org/nuevomundo/63127>. Acesso: 6 mar. 2018. https://doi.org/10.4000/nuevomundo.63127

HOBSBAWM, Eric J. Os Anos Dourados. In: Era dos Extremos: o breve século XX - 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

JAREMTCHUK, Dária; RUFINONI, Priscila (orgs.). Arte e política: situações. São Paulo: Alameda, 2010.

JAREMTCHUK, Dária. Autorretrato e ditadura: notas sobre o corpo na arte brasileira. In: JAREMTCHUK, Dária; RUFINONI, Priscila (orgs.). Arte e política. São Paulo: Alameda, 2010.

LUKÁCS, György. El asalto a la razón: la trayectoria del irracionalismo desde Schelling hasta Hitler. Mexico, D.F: Fondo de Cultura Economica, 1959.

MARCUSE, Hebert. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial: o Homem Unidimensional. 6.ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

MONTEIRO, Charles; ETCHEVERRY, Carolina Martins. Fotografia e cultura visual nas ditaduras latino-americanas (1960-1980). In: Diálogos, UEM, v.23, n.3, (2019) 196-215.

MOREL, Gaëlle. Le photoreportage d'auteur. L'institution culturelle de la photographie en France depuis les années 1970. Paris: Editions CNRS, 2006. https://doi.org/10.4000/books.editionscnrs.8912

PONGE, Robert. 1968, dos movimentos sociais à cultura. In: Organon, Porto Alegre, nº 47, julho-dezembro, p. 39-55, 2009. https://doi.org/10.22456/2238-8915.29507

RAMOS, Marina Feldhues. Conhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produção. Recife, 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), UFPE.

SERRA PADRÓS, Enrique. De Berkeley a Tlatelolco: o 68 nas Américas. In: PONGE, Robert (Org.). 1968, o ano das muitas primaveras. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal, 1998. p. 69-80.

TAGG, John. El peso de la reprsentación: ensayos sobre fotografias e historias. Barcelona; Editorial Gustavo Gili, 2005.

VASQUEZ, Pedro. À la recherche de l 'eu-dourado. Paris: Contrejour, 1976.

VASQUEZ, Pedro. Fotografia. Reflexos e Reflexões. Porto Alegre: LPM, 1986.

VASQUEZ, Pedro. Como Fazer Fotografia. Petrópolis: Vozes, 1986.

Publicado
2019-12-05
Como Citar
Monteiro, C. (2019). Fotografia, corpo e política:. Locus - Revista De História, 25(2). https://doi.org/10.34019/2594-8296.2019.v25.28231