v. 21 n. 2 (2015): Dossiê - Religião e Religiosidades
Dossiê

Os leigos e a administração do sagrado: o irmão Lourenço de N. Sr.ª e a Irmandade Nossa Senhora Mãe dos Homens – Minas Gerais, século XVIII

Publicado 2017-02-01 — Atualizado em 2021-04-23

Versões

Palavras-chave

  • Lourenço de Nossa Senhora,
  • Caraça,
  • Irmandade N. Srª Mãe dos Homens

Como Citar

Borges, Célia Maia. (2017) 2021. “Os Leigos E a administração Do Sagrado: O irmão Lourenço De N. Sr.ª E a Irmandade Nossa Senhora Mãe Dos Homens – Minas Gerais, século XVIII”. Locus: Revista De História 21 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20804.

Resumo

O português Lourenço de Nossa Senhora na segunda metade do século XVIII escolheu o alto da Serra do Caraça, no interior de Minas, para isolar-se dos homens e erigir um eremitério. Lá edificou um santuário e uma casa ao estilo conventual e, mais tarde, constituiu com os colegas que o acompanharam uma irmandade. Com as licenças necessárias que obteve para formar uma associação religiosa, ele legalizou a instituição e administrou os bens sagrados. A proposta da presente comunicação visa refletir sobre as orientações espirituais de Lourenço que o levaram a buscar uma vida contemplativa, bem como o fato de ter encontrado na formação da Irmandade N. Srª Mãe dos Homens uma estratégia nuclear com a qual conseguiu garantir a sobrevivência da organização e responder a uma situação de controle imposta por Portugal e pela Igreja, que interpunham interditos à administração do sagrado pelos leigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.