v. 20 n. 2 (2014): Dossiê - O Crédito e o Descrédito. Ensaios sobre as relações sociais envolvidas em empréstimos nas Américas (séculos XVIII ao XIX)
Dossiê

Banco Britânico no Brasil durante a Primeira República

Publicado 2016-06-29 — Atualizado em 2021-04-16

Versões

Palavras-chave

  • Bancos britânicos,
  • Sistema bancário,
  • Competição,
  • Sistema político

Como Citar

Triner, Gail D. (2016) 2021. “Banco Britânico No Brasil Durante a Primeira República”. Locus: Revista De História 20 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20778.

Resumo

Este artigo investiga o funcionamento de bancos britânicos no Brasil, a fim de avaliar a forma como elas afetaram o desenvolvimento do sistema bancário doméstico brasileiro durante a Primeira República (1889-1930). O artigo está voltado para o papel dos bancos britânicos dentro da economia doméstica, em contraste com o papel dos bancos na rede de comércio global. Ele avalia cinco eixos de influência pelo qual os bancos comerciais britânicos tiveram um papel no sistema bancário brasileiro de maneira que diferiam da propriedade interna e gerida contraparte: o fornecimento de um modelo para um sistema bancário “nacional”, servindo como um modelo de negócio para os bancos nacionais, oferecendo serviços de câmbio, além das restrições impostas aos bancos domésticos, injetar novo capital e reservas em períodos de crise, e apoiar a expansão das operações de negócios no Brasil. O artigo também documenta o declínio da presença britânica no período e considera as razões para o declínio.

Downloads

Não há dados estatísticos.