v. 19 n. 2 (2013): Percursos do Olhar
Dossiê

A questão da paisagem no universo acadêmico do século XIX: o caso de Agostinho José da Mota

Sonia Gomes Pereira
Escola de Belas Artes - UFRJ
Publicado November 22, 2013
Palavras-chave
  • Pintura de paisagem,
  • Agostinho José da Mota,
  • Academia Imperial de Belas Artes
Como Citar
Pereira, Sonia Gomes. 2013. “A questão Da Paisagem No Universo Acadêmico Do século XIX: O Caso De Agostinho José Da Mota”. Locus: Revista De História 19 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20728.

Resumo

Este artigo parte de duas premissas: de um lado, o fato de que a nossa historiografia sempre insistiu no papel secundário da paisagem entre os artistas brasileiros do século XIX, por outro, a constatação de que ainda sabemos pouco sobre este tipo de pintura no intervalo entre os Taunay, na primeira metade do século, e o Grupo Grimm, na década de 1880. É exatamente sobre este período intermediário, que este trabalho pretende contribuir, destacando o artista Agostinho José da Mota. Formado pela Academia carioca, foi o único ganhador do Prêmio de Viagem na categoria pintura de paisagem durante o Império, indo estudar em Roma. Posteriormente, foi professor de paisagem na Academia por 18 anos. Manteve seu ateliê particular aberto a alunos, fora do circuito acadêmico, inclusive mulheres. Sua obra conhecida apresenta paisagens e naturezas-mortas, sobretudo em pintura, mas também em litografia.