v. 13 n. 1 (2007): Dimensões da política na História - Estado, Nação, Império
Dossiê

O Círculo dos grandes: Um estudo sobre política, elites e redes no segundo reinado a partir da trajetória do visconde do Cruzeiro (1854-1889)

Palavras-chave

  • Política Imperial,
  • Elites,
  • Redes,
  • Trajetórias

Como Citar

Martins, Maria Fernanda. 2007. “O Círculo Dos Grandes: Um Estudo Sobre política, Elites E Redes No Segundo Reinado a Partir Da trajetória Do Visconde Do Cruzeiro (1854-1889)”. Locus: Revista De História 13 (1). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20656.

Resumo

O trabalho busca investigar a importância e a dinâmica de funcionamento das redes de poder que se estabeleceram entre as elites ao longo do período imperial, tomando por base o Conselho de Estado (1842-1889), entendido como lócus de negociação e atuação de redes políticas e sociais, que intermediava as relações da Coroa com os diversos grupos políticos e econômicos. Nesse sentido, concentra-se na trajetória do conselheiro visconde do Cruzeiro (1830-1892), na investigação de suas estratégias, práticas políticas e mentalidade econômica no interior de uma grande rede de negociação e alianças. Pretende-se, assim, demonstrar como a prática de reconstituição das redes clientelares e de parentesco, combinada à avaliação da trajetória individual, permite trazer novos elementos para análise da própria dinâmica da política no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.