Dossiê
Transnacional contemporâneo circulação de bens em África: UmaCirculação transnacional contemporânea de bens em África: Uma forma de legitimação das fronteiras do Estado forma de legitimação do Estado fronteiras
Publicado — Atualizado em 2021-04-28
Versões
- 2021-04-28 (2)
- (1)
Palavras-chave
- Mobilidades comerciais,
- Fronteiras,
- África
Como Citar
Bennafla, Karine. 2021. “Transnacional contemporâneo circulação De Bens Em África: UmaCirculação Transnacional contemporânea De Bens Em África: Uma Forma De legitimação Das Fronteiras Do Estado Forma De legitimação Do Estado Fronteiras”. Locus: Revista De História 18 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20614.
Copyright (c) 2012 Karine Bennafla
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Mobilidades comerciais se intensificaram no continente ao longo da segunda metade do século XX, em um contexto de aparelhos estatais disfuncionais, recessão econômica e pobreza material acentuado por planos de ajustamento estrutural. O comércio não é totalmente ilícito e ilegal, os fluxos são, surpreendentemente, de produtos de consumo corrente. Eles atestam a inscrição do continente na globalização e a reapropriação das fronteiras do Estado herdadas do colonialismo.
Downloads
Não há dados estatísticos.