v. 18 n. 2 (2012): Dossiê África - Mobilidades, trajetórias e travessia na história do continente africano
Dossiê

Revoltas fiscais, confrontos e circulações na AOF: a insurreição de 1902-1903 no país de Pallaka (Norte da Costa do Marfim)

Palavras-chave

  • Revoltas Fiscais,
  • Confrontos,
  • Circulações,
  • África Ocidental Francesa,
  • Insurreição Pallaka,
  • Costa do Marfim
  • ...Mais
    Menos

Como Citar

Cisse, Chikouna. 2012. “Revoltas Fiscais, Confrontos E circulações Na AOF: A insurreição De 1902-1903 No país De Pallaka (Norte Da Costa Do Marfim)”. Locus: Revista De História 18 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20610.

Resumo

O principal objetivo deste artigo é destacar o papel da migração como uma forma de evitar captação fiscal na África Ocidental Francesa (AOF), através do estudo de revolta dos Pallakas entre 1902 e 1903. Localizado a noroeste da cidade de Jula Kong, no norte da Costa de marfim, Pallaka pertence ao grupo etnocultural e linguístico Senufo que é classificado, segundo Maurice Delafosse, Baumann e Wastermann, no conjunto voltaico que inclui a Costa do Marfim, o Alto Volta (Burkina Faso) e Sudão francês. Relembrar isto não é fortuito. Explica a intensidade das circulações Pallaka – que rompia com a ordem colonial – entre três colônias da Federação e com base em redes sociais antigas de ambos os lados das fronteiras coloniais, para protestar contra a imposto da palhota e o trabalho de carregador. O presente estudo tem como primeiro objetivo entender as fontes da violência colonial, analisando as implicações da Lei das Finanças de 1900, em termos pressão fiscal que levou a um duplo confronto entre, de um lado os franceses e os Pallaka insurgentes, e entre estes últimos e os chefes locais por outro lado. O segundo eixo analisa os modos de expressão desta revolta fiscal que, pela intensidade de circulação dos insurgentes em diferentes territórios, testou constantemente o aparelho repressivo do estado colonial, mostrando os limites do modelo francês de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.