v. 17 n. 1 (2011): Dossiê História e Literatura - um diálogo em andamento
Artigos

Das colônias africanas ao III Reich: a atuação do governo alemão frente à lepra da segunda metade do século XIX à primeira metade do XX

Publicado 2011-11-30 — Atualizado em 2021-04-28

Versões

Palavras-chave

  • História das Doenças,
  • História da Hanseníase,
  • Lepra,
  • Alemanha

Como Citar

Bechler, Reinaldo Guilherme. (2011) 2021. “Das colônias Africanas Ao III Reich: A atuação Do Governo alemão Frente à Lepra Da Segunda Metade Do século XIX à Primeira Metade Do XX”. Locus: Revista De História 17 (1). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20338.

Resumo

Mesmo não sendo um problema epidemiológico na Alemanha no período, a lepra despertava singulares interesses políticos e científi cos nas autoridades políticas desse país. O conturbado momento político, científi co e social vivido pelo país no período serviu de espectro para ações singulares – ainda pouco abordadas historicamente – no sentido de conhecer e controlar esta enfermidade milenar. Baseando-se em fontes primárias inéditas,  o artigo pretende analisar a atuação do governo alemão contra a lepra no final do século XIX e princípio do XX, e ressaltar as contribuições de tal atuação ao processo de desenvolvimento de soluções para o problema da lepra no período, ampliando os horizontes investigativos acerca do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.