Nível de conhecimento sobre suporte básico de vida dos estudantes de odontologia

Autores/as

  • Ana Clara Miranda Campos Departamento de Clínica Odontológica, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais
  • Neuza Maria Souza Picorelli Assis Departamento de Clínica Odontológica, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais
  • Isabel Cristina Gonçalves Leite Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais
  • Breno Nogueira Silva Departamento de Clínica Odontológica, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais
  • Matheus Furtado de Carvalho Departamento de Clínica Odontológica, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.26684

Palabras clave:

Emergências, Reanimação Cardiopulmonar, Estudantes de Odontologia

Resumen

Introdução: As doenças cardiovasculares são responsáveis por vinte por cento das mortes na população acima de trinta anos de idade e correspondem a um grave problema da saúde pública no Brasil.Dessas doenças a parada cardiorrespiratóriaé o quadro emergencial predominante. Nesse contexto, destaca-se a importância do conhecimento sobre as manobras de suporte básico de vida e manutenção da vida do paciente até a chegada de uma equipe de suporte avançado. Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento dos estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora quanto aosuporte básico de vida. Material e métodos: Questionáriocontendo questões de múltipla escolha,aplicado a 126 alunos, abordando as condutas para o suporte básico de vida de acordo com as diretrizes atuais da American Heart Association. Para avaliar o nível de conhecimentoforam utilizadas duas categorias com base no percentual individual de acertos das questões: nível de conhecimento satisfatório (acertos ≥51%) e nível de conhecimento insatisfatório (acertos ≤50%). Resultados: 104 (82,5%) estudantes acertaram até 50% do questionário. 100 estudantes (79,4%) responderam não ter recebido treinamento prático para o suporte básico de vida, enquanto que 26 (20,6%) afirmaram ter recebido algum treinamento, embora sem certificação pela American Heart Association.Quanto à capacitação teórica, 77(61,1%) estudantes afirmaram ter recebido alguma orientação durante a graduação. Ao comparar os resultados entre os alunos do 1º, 6º e 10º período, observa-se uma evolução do conhecimento apenas entre o 1º e o 6º período, não havendo melhoria significante no aprendizado entre o 6º e 10º período. Conclusão: Os estudantes de Odontologia do campus sede daUniversidade Federal de Juiz de Fora apresentam nível de conhecimento insatisfatório sobre a atuação no suporte básico de vida.

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Archivos adicionales

Publicado

2019-11-07

Cómo citar

1.
Miranda Campos AC, Souza Picorelli Assis NM, Gonçalves Leite IC, Nogueira Silva B, de Carvalho MF. Nível de conhecimento sobre suporte básico de vida dos estudantes de odontologia. HU Rev [Internet]. 7 de noviembre de 2019 [citado 21 de noviembre de 2024];45(2):170-6. Disponible en: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/26684

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