REHUF: uma ferramenta para tomada de decisão e sua aplicação na saúde coletiva
Keywords:
Reestruturação Hospitalar, Sistema Único de Saúde, Instituições de Saúde, Administração Hospitalar.Abstract
Iniciado em 2004, o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) é uma das principais estratégias do governo federal e é destinado à reestruturação e revitalização dos Hospitais Universitários Federais (HUFs), integrados ao Sistema Único de Saúde. O presente artigo tem como objetivo avaliar as contribuições do Programa REHUF para a gestão dos HUFs vinculados ao Ministério da Educação (MEC). Para isso, utilizou-se o sítio do SIMEC e as informações contidas no Relatório de Atividades da Diretoria de Hospitais Universitários e Residências em Saúde (DHR) para a realização de uma pesquisa documental com abordagem quantitativa possibilitando a avaliação no contexto dos hospitais. Após a aplicação do método, concluiu-se que as instituições de saúde, após trabalharem de forma concisa e precisa seus dados, conseguiram atingir patamares que propiciaram elevar o nível de gestão financeira e administrativa.
Downloads
References
ALBANO, M. Dívida “estrangula” hospitais universitários federais. Folhaonline, São Paulo, dez. 2002. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u11911.shtml>. Acesso em: 27 jan. 2012.
ARAÚJO, Celso Fernando Ribeiro de. CGHU. Brasília, Ministério da Educação. Entrevista a Agnaldo Castilho Santos em 01 mar. 2012.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão n.º 1326/2008-TCU-PLENÁRIO. TC-002.024/2009-5. Auditoria Operacional. Levantamento nos Hospitais Universitários, Fundo Nacional de Saúde, secretarias estaduais de saúde e Ministério da Educação. Relator: Aroldo Cedraz. 25 de novembro de 2009. Brasília, DF.
BRASIL. Portaria n.º 15, de 8 de janeiro de 1991. Definir a ascensão automática mensal do índice de Valorização Hospitalar dos Hospitais Integrantes do SIH-SUS, do menor IVH existente para o nível imediatamente acima, mês após mês, até que todos estejam equiparados ao nível 2.0 no mês de agosto/91. Ministério da Saúde, Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. Brasília, DF, DO 7 out., 1991.
BRASIL. Portaria Interministerial n.º 562, de 12 de maio de 2003. Constituir Comissão Interinstitucional. Ministério da Saúde, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério da Ciência e Tecnologia. Brasília, DF.
BRASIL. Portaria Interministerial n.º 1.006/MEC/MS, de 27 de maio de 2004. Criar o Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino do Ministério da Educação no Sistema Único de Saúde - SUS. Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Brasília, DF.
BRASIL. Portaria n.º 1.702/GM, de 17 de agosto de 2004. Criar o Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Brasília, DF.
BRASIL. Portaria n.º 2.352/GM, de 26 de outubro de 2004. Regulamenta a alocação de recursos financeiros destinados ao processo de contratualização do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino do Ministério da Educação no Sistema Único de Saúde – SUS, e dá outras providências. Ministério da Saúde. Brasília, DF.
BRASIL. Portaria Interministerial n.º 2.400, de 2 de outubro de 2007. Estabelece os requisitos para certificação de unidades hospitalares como Hospitais de Ensino. Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Brasília, DF.
BRASIL. Portaria Interministerial n.º 40, de 2 de janeiro de 2010. Institui a Comissão Interinstitucional com o objetivo de avaliar e diagnosticar a atual situação dos Hospitais Universitários e de Ensino no Brasil, visando reorientar e/ou formular a politica nacional para o setor. Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério da Ciência e Tecnologia. Brasília, DF
BRASIL. Portaria Interministerial n.º 41, de 8 de janeiro de 2010. Institui a Comissão Interinstitucional com o objetivo de avaliar e diagnosticar a atual situação dos Hospitais Universitários e de Ensino no Brasil, visando reorientar e/ou formular a politica nacional para o setor, resolvem: Art. 1º Designar os membros da Comissão Interinstitucional. Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério da Ciência e Tecnologia. Brasília, DF.
BRASIL. Decreto n. 7.082, de 27 de janeiro de 2010, Institui o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais – REHUF dispõe sobre o financiamento compartilhado dos hospitais universitários federais entre as áreas da educação e da saúde e disciplina o regime da pactuação global com esses hospitais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF.
BRASIL. Portaria Interministerial n.º 883, de 5 de julho de 2010. Regulamenta o Decreto n.º 7.082 de 27 de janeiro de 2010, que institui o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais – REHUF dispõe sobre o financiamento compartilhado dos hospitais universitários federais entre as áreas da educação e da saúde e disciplina o regime da pactuação global com esses hospitais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF.
BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação Geral de Atenção Hospitalar/DAE-SAS. Nota Técnica 43: Política de Reestruturação dos Hospitais de Ensino: processo de certificação e contratualização. Brasília, DF. Ministério da Saúde, 2006.
DHR. Relatório de Atividades 2011. Brasília, 2012, 115p.
LA FORGIA, Gerard M. Desempenho hospitalar no Brasil: em busca da excelência. São Paulo: Singular, 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Projeto de Revitalização dos Hospitais Universitários Federais: marco ambiental do projeto. Brasília, 2010, 63 p.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Hospitais Universitários. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=512&id=12267&option=com_content&view=article>. Acesso em 03 mar. 2012.
PORTAL DA SAÚDE. Hospitais de Ensino: o processo de certificação dos hospitais de ensino. 2012. Disponível em:
<http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=36281&janela=1>. Acesso em 03 mar. 2012.
PORTAL DA SAÚDE. Lei Orgânica n.º 8.080/90. Disponível em:
<http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pdf>. Acesso em 03 mar. 2012.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Casa Civil: Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.080, de 19 set. 1990. Disponível em:
. Acesso em 03 mar. 2012.
REIS, Ademar A. C. dos. A política de reestruturação dos hospitais de ensino: notas preliminares sobre os seus impactos na micropolítica da organização hospitalar. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v.33, n.º 81, p. 88-97, jan./abr.2009.
________________________. Ministério da Educação. Reforma do Sistema de Atenção Hospitalar Brasileira. Cadernos de Atenção Especializada n.º3. Brasília, DF. Ministério da Educação, 2010.
________________________. Ministério da Saúde. Reforma do Sistema de Atenção Hospitalar Brasileira. Cadernos de Atenção Especializada n.º3. Brasília, DF. Ministério da Saúde, 2004A.
________________________. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde (Org.). Inserção (do componente assistencial) dos hospitais universitários e de ensino no SUS. In: O CNS e a construção do SUS: Referências estratégicas para melhora do modelo de atenção à saúde. Brasília, DF. Ministério da Saúde, 2003B.
Downloads
Additional Files
- Rehuf: uma ferramenta para tomada de decisão e sua aplicação na saúde coletiva (Português (Brasil))
- Folha de rosto (Português (Brasil))
- REHUF: uma feramenta para tomada de decisão e sua aplicação na saúde coletiva (Português (Brasil))
- REHUF: UMA FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO E SUA APLICAÇÃO NA SAÚDE COLETIVA (Português (Brasil))
- REHUF: UMA FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO E SUA APLICAÇÃO NA SAÚDE COLETIVA (Português (Brasil))
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.