Low level of schooling is associated with an increase in physical disabilities at diagnosis of leprosy in Jequitinhonha Valley

Authors

  • Daniele dos Santos Lages Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Enfermagem/Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública
  • Bárbara Malaman Kerr Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Enfermagem/Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública
  • Isabela de Caux Bueno Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Enfermagem/Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública https://orcid.org/0000-0003-4501-5989
  • Eyleen Nabyla Alvarenga Niitsuma Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-5781-6313
  • Francisco Carlos Félix Lana Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Enfermagem/Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública https://orcid.org/0000-0001-9043-3181

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2018.v44.14035

Keywords:

Leprosy, Schooling, Nursing, Epidemiology, Public Health.

Abstract

Introduction: leprosy is an infectious disease whose diagnosis, when performed late, results in neural damage and physical disabilities that restrict the individual's social participation and contribute to stigma and discrimination. In addition, environmental, socioeconomic and individual risk factors can contribute to vulnerability to illness and evolution to physical disabilities. Objective: to analyze the influence of schooling on the occurrence of physical disabilities in the diagnosis of leprosy in the Jequitinhonha Valley, Minas Gerais. Material and Methods: the present cross-sectional study was undertaken among leprosy patients diagnosed in the Jequitinhonha Valley from 2001 to 2017. The data was obtained from the SINAN (National Notifiable Diseases Information System). The dependent variable was the degree of physical disability in the diagnosis of leprosy and the explanatory variable was the educational level of the cases. Statistical analysis included the chi-square test, Spearman's correlation coefficient and odds ratio. Results: 1.940 cases of leprosy were reported in the Jequitinhonha Valley with an average detection rate of 47 cases/100.000 inhabitants. There was an inversely proportional correlation between the variables schooling and degree of disability with statistical significance (-0.17, p <0.0001). Individuals with no schooling were 82% more likely to have physical disabilities in the diagnosis of leprosy when compared to those with a low level (OR = 1.82; p = <.0001), the chance of disability was even higher when compared to a intermediate level of schooling (OR = 4.03, p <0.0001). Conclusion: the increase in the level of schooling reduced the chance of being diagnosed with physical disabilities in leprosy patients.

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Author Biographies

Daniele dos Santos Lages, Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Enfermagem/Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública

Graduanda em enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Aluna de iniciação científica, integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Hanseníase (NEPHANS). Atua em pesquisas relacionadas à hanseníase, com ênfase em epidemiologia. 

Bárbara Malaman Kerr, Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Enfermagem/Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública

Graduanda em enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Aluna voluntária de iniciação científica, integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Hanseníase (NEPHANS). Atua em pesquisas relacionadas à hanseníase, com ênfase em epidemiologia.

Isabela de Caux Bueno, Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Enfermagem/Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Hanseníase (NEPHANS). Atua em pesquisas com foco em saúde coletiva, com ênfase na epidemiologia da hanseníase e a prevalência de infecção da hanseníase por meio de marcadores sorológicos. 

Eyleen Nabyla Alvarenga Niitsuma, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Enfermeira, graduada pela Universidade do Vale do Itajaí (2009). Especialista em Neurociências (2012). Mestre em Enfermagem (2016). Doutoranda em Enfermagem na linha de pesquisa Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Agravos pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente no Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Almenara, desde 2011. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Hanseníase (NEPHANS). Atua em estudos de prevenção e controle da hanseníase com ênfase em epidemiologia e imunogenética.

Francisco Carlos Félix Lana, Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Enfermagem/Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (1988), Mestrado (1992) e Doutorado (1997) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretor da Escola de Enfermagem da UFMG Gestão 2002-2006, Editor Geral da Revista Mineira de Enfermagem (período 2003 a 2008) e Coordenador do Colegiado de Pós-Graduação em Enfermagem (período 2012 a 2016). Atua na Graduação dos Cursos de Enfermagem e de Nutrição na área de Saúde Coletiva e no Programa de Pós-graduação em Enfermagem desenvolvendo a linha de pesquisa "Promoção, Prevenção e Controle de Agravos à Saúde", com ênfase na abordagem de políticas e programas de saúde, epidemiologia, vigilância à saúde e organização de serviços dirigidos às doenças e infecciosas e parasitárias com ênfase em hanseníase e mais recentemente também às doenças crônicas não transmissíveis. Atualmente, é Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Hanseníase ? NEPHANS que tem três eixos estruturantes: análise da distribuição espacial da hanseníase e sua relação com as desigualdades sociais, avaliação dos serviços de atenção à saúde e das estratégias de controle da hanseníase e análise do processo de exposição, infecção e adoecimento de contatos domiciliares de casos de hanseníase por meio de marcadores de infecção e de suscetibilidade genética ao Mycobacterium leprae. Atua também no campo da comunicação científica e exerce a Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem Brasil (BVS Enfermagem) e da BVS Enfermería Internacional, projetos desenvolvidos em parceria com a BIREME/OPAS/OMS, Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Enfermagem, centros de pós-graduação da enfermagem brasileira e instituições de ensino e pesquisa de enfermagem no âmbito ibero-americano.

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Published

2019-06-21

How to Cite

1.
Lages D dos S, Kerr BM, Bueno I de C, Niitsuma ENA, Lana FCF. Low level of schooling is associated with an increase in physical disabilities at diagnosis of leprosy in Jequitinhonha Valley. HU Rev [Internet]. 2019Jun.21 [cited 2024Nov.21];44(3):303-9. Available from: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/14035