A implementação do ambulatório de triagem psicológica em um hospital universitário: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-8047.2023.v49.42636Palavras-chave:
Triagem, Psicologia Hospitalar, Intervenções Breves, Serviços Ambulatoriais de SaúdeResumo
Introdução: A atuação do psicólogo no hospital possui características específicas que vão além do modelo clínico tradicional de psicoterapia, ainda hegemônico nos serviços públicos de saúde. Diante da necessidade de se repensar as técnicas utilizadas no contexto hospitalar, a triagem psicológica se apresenta como uma modalidade de intervenção terapêutica possível nesse contexto. Nela, é feita uma avaliação da situação psíquica de cada sujeito, para fins de encaminhamentos e/ou intervenções breves. Objetivos: Descrever o processo de implementação desta modalidade de atenção psicológica em um ambulatório do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF). Relato de Experiência: O processo de implementação do ambulatório de triagem foi conduzido por duas psicólogas de referência do serviço de psicologia do Hospital e duas psicólogas residentes. Como entraves para a implementação do ambulatório, destaca-se o não comparecimento dos pacientes nas consultas marcadas, a falta de estruturação da rede de saúde mental na região e de compreensão acerca da especificidade do atendimento da triagem. Resultados: No período de março de 2022 a fevereiro de 2023, foram atendidos 117 pacientes, encaminhados por diferentes ambulatórios do HU-UFJF. Com a implementação do ambulatório de triagem, foi possível estabelecer um espaço formal de atendimento das demandas direcionadas ao serviço de psicologia; uma maior rapidez no atendimento aos pacientes; uma otimização do tempo de acompanhamento; uma maior adesão dos pacientes ao trabalho da psicologia; uma melhor articulação e conhecimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Conclusão: Conclui-se que o ambulatório de triagem alcançou o seu objetivo de promover o acolhimento, a investigação aprofundada das demandas e a compreensão da situação psíquica do usuário, propiciando, assim, encaminhamentos mais responsáveis e intervenções breves de demandas pontuais.
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