Óleo de linhaça no tratamento do olho seco de paciente com síndrome de Sjögren

Autores/as

  • Mariana Maurício Matioli UFJF
  • Marta Halfeld Ferrari Alves Lacordia Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

Ácidos Graxos Essenciais. Ceratoconjuntivite Seca. Óleo de Semente do Linho. Síndrome de Sjögren.

Resumen

A Síndrome de Sjögren é uma doença auto-imune crônica que se caracteriza por infiltração linfocítica de glândulas salivares e lacrimais, resultando em xerostomia e ressecamento ocular. A utilização dos ácidos graxos essenciais na apresentação oral, como o óleo de linhaça, pode ser uma alternativa no tratamento de pacientes com deficiência lacrimal. Descreve-se o caso de uma paciente, portadora de Síndrome de Sjögren associada à artrite reumatóide, com sinais e sintomas de olho seco. A paciente foi atendida no Ambulatório de Oftalmologia, do Hospital Universitário/CAS, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi adotada a administração oral de óleo de linhaça, com melhora da sintomatologia. O objetivo do relato do caso é incentivar futuros estudos para melhor esclarecimento sobre o uso do óleo de linhaça no tratamento do olho seco.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Maurício Matioli, UFJF

Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora

Marta Halfeld Ferrari Alves Lacordia, Universidade Federal de Juiz de Fora

Oftalmologista do HU/CAS da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

Publicado

2010-02-05

Cómo citar

1.
Matioli MM, Lacordia MHFA. Óleo de linhaça no tratamento do olho seco de paciente com síndrome de Sjögren. HU Rev [Internet]. 5 de febrero de 2010 [citado 30 de junio de 2024];35(3). Disponible en: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/413

Número

Sección

Relato de Caso