Estudo de casos em programa de residência: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.34906Palavras-chave:
Educação Continuada, Preceptoria, Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeResumo
Introdução: A discussão de casos clínicos na residência multiprofissional, por meio da metodologia ativa, oportuniza o aprofundamento das situações apresentadas, a criação de estratégias resolutivas para a problemática, amparada conforme a necessidade pela preceptoria presente nas discussões. Objetivo: Relatar a vivência, do uso de estudos de caso, a partir de atividades mediadas pelos residentes de programas de residência multiprofissional, em um hospital no município de Petrolina-PE. Relato de Experiência: Este trabalho foi desenvolvido a partir das discussões acerca de casos clínicos do campo de prática, pelos discentes da Residência Multiprofissional da Universidade Vale do São Francisco (Univasf). Por se tratar de um grupo misto em profissões e experiências, foi decidido que os temas escolhidos seriam abordados obedecendo a critérios que possibilitassem o maior aproveitamento das discussões. Os debates estimularam a busca por conhecimentos teóricos que embasam a prática clínica e multiprofissional atualizada. O que demonstra a relevância dessas metodologias de trabalho para o desenvolvimento dos profissionais a nível de residência. Conclusão: O desenvolvimento de estudos de casos clínicos nas residências multiprofissionais tem o potencial de integrar os diversos membros da equipe nas discussões e escolhas das melhores decisões terapêuticas para os pacientes. Ademais o uso de metodologias ativas como no presente relato possibilita a autonomia do residente na escolha das melhores evidências e no desenvolvimento do raciocínio clínico sobre os casos.
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