Satisfação e percepção de médicos atuantes na atenção primária à saúde sobre a implementação de educação continuada em endocrinologia

Autores

  • Rafael Reis Baruqui Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora – MG https://orcid.org/0000-0001-8677-0257
  • Lize Vargas Ferreira Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora – MG https://orcid.org/0000-0002-2819-9715
  • Gabriel Feres Gomes Chamon Assú Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora – MG https://orcid.org/0000-0002-2266-0996
  • Camila Rocha Firmo Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora – MG https://orcid.org/0000-0002-3573-2573
  • Danielle Guedes Ezequiel Andrade Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora – MG https://orcid.org/0000-0002-2120-2838
  • Christianne de Souza Tolêdo Leal Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora – MG https://orcid.org/0000-0002-4803-8601

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.34087

Palavras-chave:

Educação Médica Continuada, Atenção Primária à Saúde, Doenças do Sistema Endócrino

Resumo

 

Introdução: A atenção primária à saúde (APS) é responsável pelo cuidado integral e longitudinal do usuário dentro do contexto de sua família e comunidade, além de organizar o fluxo de pacientes pelo sistema de saúde, logo há importância de constante atualização científica da equipe de saúde. Ademais, o acompanhamento de indivíduos com doenças endocrinológicas é demanda frequente nas unidades básicas de saúde. Objetivo: Avaliar a satisfação e a percepção dos profissionais com essa estratégia educacional. Material e Métodos: Foi realizado projeto de educação continuada virtual em endocrinologia durante 6 meses de encontros semanais com 128 médicos da APS. Após esse período, foi realizado um questionário semi-aberto on-line. A análise quantitativa foi realizada por meio da distribuição das frequências dos dados tabulados e os dados qualitativos foram analisados por meio de análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Resultados: Foram obtidas 44 respostas do questionário on-line pelos médicos da APS. O formato de aula que resultou em melhor aproveitamento foi o modelo de "apresentação e discussão”. Por outro lado, o formato de “só apresentação de slides” possuiu a pior avaliação. Na avaliação dos diversos temas apresentados, observou-se maior repercussão positiva à prática clínica temas como insulinoterapia e tratamento medicamentoso no diabetes mellitus 2, doença renal crônica e estadiamento do risco cardiovascular. Alguns profissionais relataram que a implementação da educação continuada possibilitou aos médicos da APS experiências de maior aprendizado, desde aspectos fisiopatológicos até abordagens direcionadas para problemas reais da prática clínica. Outros relataram desafios quanto ao horário dos encontros e à forma de apresentação da aula.  Obteve-se doze respostas discursivas: sete (58,3%) referiram satisfação e benefícios, duas (16,7%) críticas e três (25%) sugestões referentes ao projeto. Conclusão: Os resultados mostraram que a educação continuada virtual em endocrinologia se apresentou como uma ferramenta adequada e satisfatória para os médicos da APS.

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Publicado

2022-01-04

Como Citar

1.
Reis Baruqui R, Vargas Ferreira L, Feres Gomes Chamon Assú G, Rocha Firmo C, Guedes Ezequiel Andrade D, de Souza Tolêdo Leal C. Satisfação e percepção de médicos atuantes na atenção primária à saúde sobre a implementação de educação continuada em endocrinologia. HU Rev [Internet]. 4º de janeiro de 2022 [citado 24º de dezembro de 2024];47:1-7. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/34087

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