Construção e validação de tecnologia em saúde educacional para primeiros socorros
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.32594Palavras-chave:
Tecnologia em Saúde, História em Quadrinhos, Primeiros SocorrosResumo
Introdução: A educação em saúde se apresenta como estratégia eficaz para enfrentamento do déficit de conhecimento da população sobre os primeiros socorros, destacando a importância do desenvolvimento de tecnologias educacionais que garantam uma correta compreensão das informações.Objetivo: Descrever a construção e validação de uma tecnologia em saúde no formato de história em quadrinhos online voltada para o ensino de primeiros socorros de pais/responsáveis por crianças e adolescentes. Material e Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, com posterior validação da tecnologia por juízes especialistas. Os itens avaliativos consistiam em: objetivos, conteúdo, linguagem, ilustrações, layout e motivação. A análise da validação foi realizada por meio da utilização do Índice de Validade de Conteúdo (IVC).Resultados: Paraconstrução da tecnologia foi utilizado o software Pixton abordando as temáticas do Suporte Básico de Vida, Prevenção ao Afogamento e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho. A validação da tecnologia evidenciou uma elevada concordância entre os juízes (IVC global de 0,97). Apenas dois itens apresentaram valores de IVC abaixo do limite adotado.Conclusão:A história em quadrinhos para o ensino de primeiros socorros com pais e responsáveis por crianças e adolescentes foi construída e validada em termos de aparência e conteúdo por juízes especialistas, sendo considerada relevante e adequada para promover o processo educativo.
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