Conhecimentos e habilidades dos profissionais da atenção primária à saúde sobre suporte básico de vida

Autores

  • Ana Paula Mendes dos Santos Fundação do ABC, UBS Rio Claro, São Paulo
  • Monalise Mara Rocha Santana Faculdade de Medicina, Centro Universitário Unifaminas Muriaé, Minas Gerais
  • Fernanda Lobo Tavares Hospital João XXIII Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Luana Vieira Toledo Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais
  • Thiago Ricardo Moreira Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais
  • Luciane Ribeiro Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais
  • Katiusse Rezende Alves Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais
  • Flavia Batista Barbosa de Sá Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.26815

Palavras-chave:

Conhecimento, Saúde Pública, Parada Cardíaca, Emergências, Estratégia Saúde da Família

Resumo

Introdução: As unidades de atenção primária à saúde são responsáveis pelo acolhimento de seus usuários, sendo muitas vezes a porta de entrada para determinadas situações de urgência e emergência, como a parada cardiorrespiratória. Acredita-se que capacitações em saúde possam preparar os profissionais deste serviço para prestar uma assistência qualificada às vítimas de parada cardiorespiratória. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento teórico e as habilidades práticas dos profissionais da atenção primária à saúde sobre o suporte básico de vida no atendimento de adultos em parada cardiorrespiratória antes e após uma intervenção educativa. Material e Métodos: Pesquisa quantitativa, quase experimental, do tipo antes e depois, cujas intervenções empregadas foram capacitações em suporte básico de vida, realizadas com as equipes de saúde da atenção primaria à saúde de um município do interior de Minas Gerais. A avaliação do conhecimento teórico se deu por meio da aplicação de um instrumento de pré e pós-teste e as habilidades práticas foram avaliadas por meio da aplicação de um checklist que verificou a atuação dos participantes em um atendimento simulado de parada cardiorrespiratória. Resultados: Participaram da pesquisa 89 profissionais. Observou-se uma melhoria estatisticamente significativa (p<0,05) no conhecimento teórico e nas habilidades práticas dos participantes após a intervenção. Conclusão: A capacitação foi uma ferramenta eficaz, capaz de melhorar o conhecimento e as habilidades da equipe da atenção primária à saúde frente ao atendimento do paciente em parada cardiorrespiratória.

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-07

Como Citar

1.
Mendes dos Santos AP, Rocha Santana MM, Lobo Tavares F, Vieira Toledo L, Ricardo Moreira T, Ribeiro L, Rezende Alves K, Batista Barbosa de Sá F. Conhecimentos e habilidades dos profissionais da atenção primária à saúde sobre suporte básico de vida. HU Rev [Internet]. 7º de novembro de 2019 [citado 28º de março de 2024];45(2):177-84. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/26815

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