Conhecimento, atitudes e práticas das mulheres acerca da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde
Palavras-chave:
HIV, AIDS, Mulheres, Conhecimentos,Resumo
Objetivo: O estudo analisou a relação entre conhecimentos, atitudes e práticas em relação ao HIV/AIDS. Método: Estudo transversal, em 68 usuárias de uma Unidade de Atenção Primária a Saúde da cidade de Juiz de Fora - MG. Utilizou-se formulário multidimensional abrangendo variáveis sócio-demográficas, perguntas acerca de conhecimentos, atitudes e práticas relacionadas ao HIV/AIDS. Associações estatísticas entre conhecimentos, atitudes e práticas foram avaliadas com nível de significância de 5%. Resultados: Encontrou-se 86,8% de mulheres com conhecimento adequado, 94,1% atitudes e 61,8% práticas. As mulheres com conhecimento adequado tiveram 98% de chance de adotar uma prática adequada, e aquelas com atitudes adequadas tiveram 25% de chance de adotar uma prática adequada sendo que aquelas com conhecimento adequado apresentaram 6% de chance de adotar uma atitude adequada. Conclusão: Percebe-se, que o risco das mulheres adquirirem o HVI/AIDS associou-se, principalmente, a fatores relacionados à falta de conhecimento, atitudes e práticas preventivas, sendo, portanto, passíveis de modificação.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.