A utilização do lúdico na prevenção de acidentes na infância

Autores

  • Elita Scio Fontes UFJF

Palavras-chave:

Educação em saúde. Enfermagem pediátrica. Prevenção de acidentes.

Resumo

Dentre muitas morbidades que acometem as crianças, os acidentes domésticos representam uma importante causa de morbimortalidade, além de serem origem de invalidez, constituindo-se assim, um problema de saúde pública com indicadores elevados. Portanto, além da identificação dos fatores envolvidos na ocorrência dos acidentes e do encaminhamento de suas consequências, é preciso propor e experimentar formas de promover saúde, prevenindo-os. Dessa forma, o projeto de extensão intitulado “Brincando e Aprendendo Saúde” tem como uma de suas atividades atuar sobre os riscos e as formas de prevenção dos acidentes na infância, incentivando, desde cedo, o exercício do autocuidado. Para tal, foram realizadas, semanalmente, oficinas para crianças com faixa etária entre quatro e seis anos assistidas pela Escola Municipal Augusto Gotardelo, situada no município de Juiz de Fora - MG. Neste cenário, estabeleceu-se um processo de ensino e aprendizagem, por meio da utilização do lúdico, no qual foram utilizadas metodologias dinâmicas, participativas, com uma linguagem acessível, sempre valorizando o conhecimento prévio dos participantes e o seu contexto social e gerando grande interesse das crianças em aprender e dividir experiências. As crianças são os veículos comunicadores de acesso mais intrínseco em um lar, capazes de fazer com que paradigmas sejam quebrados e conceitos sejam renovados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elita Scio Fontes, UFJF

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (1992), doutorado em Biologia Celular e Molecular _ Química de Produtos Naturais pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e doutorado em Química Medicinal e Farmacognosia - University of Illinois (2001). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Produtos Naturais, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos naturais, plantas medicinais, extratos vegetais bioativos, diabetes mellitus, atividades biológicas como hipoglicemiante, antiinflamatório, antimicrobiano, antioxidante.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-04-22

Como Citar

1.
Fontes ES. A utilização do lúdico na prevenção de acidentes na infância. HU Rev [Internet]. 22º de abril de 2014 [citado 23º de abril de 2024];38(3 e 4). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2064

Edição

Seção

Artigos Originais