Saúde da gestante e do feto: ingestão de micronutrientes essenciais versus utilização de substâncias prejudiciais – Um estudo em Belo Horizonte (MG)
Palavras-chave:
Gestação, Ferro, Folato, Álcool, Cigarro, MedicamentosResumo
O presente estudo avaliou a ingestão de alimentos que contêm micronutrientes essenciais, especialmente ferro e ácido fólico e a utilização de álcool, cigarro e medicamentos por gestantes residentes em Belo Horizonte e região metropolitana (MG). Foi realizado um estudo transversal observacional com 51 gestantes, feito através de um questionário de auto-preenchimento envolvendo avaliação da frequência de consumo de alimentos fontes de ferro e ácido fólico, além de outros micronutrientes. Além disso, foi avaliado o uso de adoçantes, cigarro, bebida alcoólica e medicamentos. Observou-se um consumo considerável de carne, ovo, feijão e laranja como fontes de ferro e ácido fólico e um baixo consumo de fontes de zinco e magnésio. Houve uma alta ingestão de cafeína e consumo restrito de medicamentos. Apenas um relato de consumo de álcool e nenhum de cigarro. Dentre as entrevistadas, 65% utilizaram suplementação de ferro e 61% suplementação de ácido fólico. Somente 20% das participantes tiveram acompanhamento com profissional nutricionista. Concluímos que um número considerável de gestantes não estavam em uso de suplementação de ferro e ácido fólico (cerca de um terço das entrevistadas). O relato de consumo de alimentos fontes de micronutrientes como zinco e magnésio foi baixo. Evidencia-se, assim, a necessidade de programas e ações informando a importância de uma alimentação adequada durante a gestação, especialmente a utilização da suplementação de ferro e ácido fólico, bem como da não utilização de substâncias potencialmente prejudiciais ao feto.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.