Saúde da gestante e do feto: ingestão de micronutrientes essenciais versus utilização de substâncias prejudiciais – Um estudo em Belo Horizonte (MG)

Autores

  • Maria Augusta Correa Barroso Magno Centro Universitário UNA, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

Palavras-chave:

Gestação, Ferro, Folato, Álcool, Cigarro, Medicamentos

Resumo

O presente estudo avaliou a ingestão de alimentos que contêm micronutrientes essenciais, especialmente ferro e ácido fólico e a utilização de álcool, cigarro e medicamentos por gestantes residentes em Belo Horizonte e região metropolitana (MG). Foi realizado um estudo transversal observacional com 51 gestantes, feito através de um questionário de auto-preenchimento envolvendo avaliação da frequência de consumo de alimentos fontes de ferro e ácido fólico, além de outros micronutrientes. Além disso, foi avaliado o uso de adoçantes, cigarro, bebida alcoólica e medicamentos. Observou-se um consumo considerável de carne, ovo, feijão e laranja como fontes de ferro e ácido fólico e um baixo consumo de fontes de zinco e magnésio. Houve uma alta ingestão de cafeína e consumo restrito de medicamentos. Apenas um relato de consumo de álcool e nenhum de cigarro. Dentre as entrevistadas, 65% utilizaram suplementação de ferro e 61% suplementação de ácido fólico. Somente 20% das participantes tiveram acompanhamento com profissional nutricionista. Concluímos que um número considerável de gestantes não estavam em uso de suplementação de ferro e ácido fólico (cerca de um terço das entrevistadas). O relato de consumo de alimentos fontes de micronutrientes como zinco e magnésio foi baixo. Evidencia-se, assim, a necessidade de programas e ações informando a importância de uma alimentação adequada durante a gestação, especialmente a utilização da suplementação de ferro e ácido fólico, bem como da não utilização de substâncias potencialmente prejudiciais ao feto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Augusta Correa Barroso Magno, Centro Universitário UNA, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

Downloads

Publicado

2012-05-10

Como Citar

1.
Correa Barroso Magno MA. Saúde da gestante e do feto: ingestão de micronutrientes essenciais versus utilização de substâncias prejudiciais – Um estudo em Belo Horizonte (MG). HU Rev [Internet]. 10º de maio de 2012 [citado 1º de março de 2024];37(4). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1740

Edição

Seção

Artigos Originais