Nimona, uma conversa possível sobre identidades, gênero, sexualidades e diferenças
DOI:
https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46842Palavras-chave:
Nimona, Cinema, Gênero, Identidades, DiferençasResumo
Resumo: Este artigo, a partir de concepções sobre identidade e diferença, busca refletir sobre a produção audiovisual “Nimona” como possibilidade de usos pedagógicos na Educação Básica para discutir questões de gênero e sexualidades. Pretende-se abordar os modos como pensar o cinema filosoficamente, aparados/as em teorias e leituras (Cabrera, 2006; Duarte, 2002; Fresquet, 2003) já existentes, que demonstram essa potência e possibilidade de diálogo, bem como as questões que permeiam os conceitos de gênero e sexualidade (Louro, 2001, 2014). Discutimos, ainda, como a animação dialoga com a construção da identidade, como constructo político, a partir da representação do diferente (Gallo, 2014; Hall, 2015) como possibilidade de resistência.
Palavras-chave: Nimona; Cinema; Gênero; Identidades; Diferenças.
