Reflexões sobre a interioridade inspiradas por Kierkegaard e Tarkovski
DOI:
https://doi.org/10.34019/2448-2137.2024.50664Resumen
O desespero é um dos temas centrais da filosofia existencial, e é perfeitamente possível afirmar que o primeiro autor a desenvolver essa ideia com profundidade no pensamento filosófico foi o dinamarquês Søren Kierkegaard, dando um sentido específico a esse termo em sua obra, especialmente no livro A doença para a morte, publicado sob o pseudônimo Anti-Climacus em 1849. Outros temas ligados à interioridade, como a fé e a constituição de um si-mesmo, também foram objeto de originais e significativas reflexões desse pensador. Mais de cem anos depois, na segunda metade do século XX, o cineasta soviético Andrei Tarkovski produziu uma obra cinematográfica que ficou conhecida por abordar também questões existenciais e por explorar a interioridade. Este artigo propõe um olhar sobre algumas ideias kierkegaardiana a partir de três filmes de Tarkovski que possivelmente aprofundam a percepção de complexidade que existe nesse tema psicológico-religioso-filosófico da interioridade tal como apresentado pelo filósofo dinamarquês.
Palavras-chave: desespero; fé; interioridade; Kierkegaard; Tarkovski.