Uso de filmes, séries e documentários no ensino de filosofia:
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.49191Palabras clave:
Filosofia, Ensino, Audiovisual, Reendereçamento, Revisão sistemáticaResumen
RESUMO: Este artigo aborda o uso de recursos audiovisuais como ferramenta para o ensino de filosofia. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura que tem como objeto de investigação as práticas de uso de filmes, séries e documentários em contextos de aulas de Filosofia. O objetivo geral foi mapear, sistematizar e categorizar as obras e metodologias aplicadas por professores da área, a fim de gerar subsídios para a formação docente. Os principais resultados revelam uma notável desproporção no campo: de um lado, uma escassez de relatos sobre experiências pedagógicas concretas e, de outro, uma vasta produção que utiliza o cinema como objeto de reflexão teórica. Para analisar este cenário, a pesquisa propõe dois conceitos centrais: o de reendereçamento e o a Análise Fílmica Filosófica, que caracteriza a maioria dos artigos encontrados, nos quais o filme serve como um campo para a exploração de problemas filosóficos. A investigação conclui que existe uma lacuna significativa entre a produção acadêmica e a partilha de saberes práticos, apontando para a necessidade de maior valorização e documentação das práticas docentes que efetivamente integram o audiovisual à sala de aula de filosofia.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Audiovisual. Reendereçamento. Revisão Sistemática.