O ATAQUE DE SEXTO EMPÍRICO ÀS TECHNAI (IN: M IVI) E SEU CARÁTER POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Rodrigo Pinto de Brito Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.34019/2448-2137.2016.17633

Resumen

Neste trabalho propomos demonstrar como Sexto Empírico desenvolve seu ataque às téchnai em Contra os Professores (M I-VI). Primeiramente mapeamos o conceito de stoicheîon (pl. stoicheîa) em Aristóteles, pois pensamos que o amplo uso do conceito pelos filósofos helenísticos remete-se ao seu emprego por Aristóteles para a sistematização das ciências. Assim, Sexto Empírico, ao tratar das téchnai, as aborda através de um paradigma interno à sua sistematização, a partir de seus elementos. Em seguida, passamos à abordagem de Sexto da gramática, remetendo-nos às outras téchnai. Finalmente, lançamos uma hipótese a respeito de consequências político-pedagógico da abordagem de Sexto.

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Publicado

2018-08-06