Chamada de Artigos

Chamada de Artigos – Dossiê “A filosofia e o Cinema

Organização: Antônio Henrique Campolina Martins (UFJF) e Clinger Cleir Silva Bernardes (Ifes).

Desde sua origem, o cinema enquanto tecnologia e o cinema enquanto um conjunto de obras audiovisuais tem sido objeto de estudos de vários filósofos (Adorno, Horkheimer, Benjamin, Deleuze, Guattari e Ortega y Gasset), possibilitando muitos escritos que tratam sobre o cinema na totalidade ou sobre o conteúdo filosófico de uma obra específica. Sendo assim, existe uma relação de enriquecimento mútuo entre o fazer cinema e o fazer filosofia.

Da mesma forma, é comum, na prática de professores, a utilização de exemplos de filmes e séries para ilustrar ou contextualizar as questões filosóficas, sendo grande parte das sugestões apresentadas nos livros didáticos e nos “manuais” do professor que acompanham tais obras.

Neste sentido, importa perguntarmo-nos:

Como o cinema pode transmitir ideias filosóficas?

O cinema pode visualmente representar conceitos filosóficos complexos. Como ele utiliza imagens, sons e narrativas, pode ser um veículo poderoso para expressar questões filosóficas.

Como os filmes incorporam conceitos filosóficos?

Filmes frequentemente exploram temas como a natureza da realidade, a moralidade, a justiça, a liberdade e a verdade. Como esses conceitos são representados nas telas? Como os cineastas traduzem abstrações filosóficas em cenas e diálogos?

Qual é a influência da filosofia no cinema?

A filosofia inspira roteiros e narrativas cinematográficas. Filósofos e cineastas frequentemente dialogam, e muitos filmes incorporam elementos filosóficos de maneira sutil ou explícita.

Como o cinema nos faz refletir sobre questões existenciais e éticas?

Filmes nos convidam a pensar sobre nossa própria existência, valores e escolhas. Eles nos confrontam com dilemas morais e nos levam a questionar nossa visão de mundo.

Como a representação de teorias filosóficas ocorre no cinema?

Alguns filmes exploram diretamente teorias filosóficas específicas.

A revista Ética e Filosofia Política do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora convida pesquisadores e pesquisadoras do campo da Filosofia, do Cinema e da Educação a submeterem seus trabalhos ao dossiê “A filosofia e o Cinema” até 10 de dezembro de 2024.

Os artigos serão publicados até julho de 2025.

Serão aceitos somente artigos originais que tenham como autores(as) ou co-autores(as), ao menos um detentor de título de Doutor(a). O número máximo de 3 autores por artigo deve ser respeitado. Serão aceitos artigos teóricos, de revisão e estudos de caso. 

Resenhas de livros relacionados à temática básica desta chamada poderão ser enviados por detentores do título de Mestre ou Doutor.

Os trabalhos devem ser escritos em espaçamento 1,5, com letra Times New Roman de corpo 12, em folhas normalizadas (tamanho A4). Os títulos e subtítulos devem ser apresentados em negrito e sem numeração. Os artigos devem ter entre 15 e 20 páginas. Impõe-se em qualquer dúvida as normas da ABNT.

Os trabalhos devem ter as margens segundo as normas da ABNT:

Margem superior: 3,0 cm.

Margem inferior: 2,0 cm.

Margem esquerda: 3,0 cm.

Margem direita: 2,0 cm.

Já o espaço entre linhas deve ser 1,5 cm no decorrer do trabalho, com exceção das citações longas apresentadas em espaços simples e deslocamento de 4 cm em relação à margem; vale ressaltar que todo o texto deve ser justificado.

Os textos podem ser apresentados em língua portuguesa, assim como em inglês, ou em espanhol, seguindo as normas gramaticais dos referidos idiomas.

Na primeira folha do texto devem constar o respectivo título e um resumo em língua portuguesa, caso o artigo seja nesta mesma língua escrito; devem figurar, ainda, o título e um resumo, em outra língua, preferencialmente, em inglês ou em espanhol. No caso de o texto estar redigido em língua estrangeira (inglês ou espanhol), pede-se que um dos resumos seja em língua portuguesa.

As notas de rodapé numeradas sequencialmente (em numeração arábica) e inseridas ao longo do texto, nas páginas a que se reportam.

Os vocábulos estrangeiros devem ser apresentados em itálico, exceto quando integrados em citações; neste caso, favor respeitar o formato original.

Quadros e figuras devem ter um título e ser inseridos no corpo do texto e numerados sequencialmente (os quadros com numeração romana e as figuras com numeração arábica).

A lista das referências bibliográficas deve ser organizada alfabeticamente, redigida em entrelinhas simples e em letra de corpo 10, separadas uma das outras pelo espaço de uma linha. Os autores devem seguir as atuais normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a organização destas referências, salvo no caso de edições temáticas realizadas em outras línguas.

Submissões: https://periodicos.ufjf.br/index.php/eticaefilosofia

Informações: clinger.bernardes@ifes.edu.br

TEMPLATE em Word