Reconfigurar a história com imagens dialéticas:
apontamentos a partir da obra La Rabbia de Pier Paolo Pasolini
DOI:
https://doi.org/10.34019/2448-2137.2025.46868Palavras-chave:
Imagem Dialética; Iluminação Profana; montagem; La RabbiaResumo
Trata-se de uma análise do livro Passagens, de Walter Benjamin, com o objetivo de mostrar a ressonância dos conceitos benjaminianos nas ideias de Pier Paolo Pasolini. A análise tem como foco pensar sobre a noção de imagem dialética como operadora para a crítica de arte, no que concerne a uma relação entre a imagem cinematográfica e a tentativa de salvar o passado. Embora em abordagens distintas, para os dois autores o passado reveste-se de uma força revolucionária. A explicitação dessa relação é balizada pelas reflexões de Benjamin acerca da História, tendo como elemento orientador a noção de imagem dialética. Este conceito de imagem dialética foi reelaborado por Georges Didi-Huberman em sua noção de imagem crítica. Posto isto, esta pesquisa opera esses conceitos de forma a abordar criticamente a obra de Pasolini, mostrando a construção de imagens dialéticas em seus filmes e procurando enfatizar o contraponto entre a produção cinematográfica de Pasolini e o projeto das Passagens de Benjamin, sendo o conceito de imagem dialética o centro gravitacional da construção deste artigo.
