Qualidade de vida relacionada à saúde em indivíduos curados de tuberculose pulmonar: protocolo de revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2446-5739.2022.v8.40383

Resumo

Objetivo: Sumarizar as evidências científicas sobre a qualidade de vida relacionada à saúde em indivíduos curados de tuberculose pulmonar. Critérios de inclusão: Serão considerados estudos realizados em participantes curados de tuberculose pulmonar com idade ≥18 anos, que avaliaram a qualidade de vida relacionada à saúde, realizados em qualquer contexto, sem restrição de idiomas e sem recorte temporal. Metodologia: A revisão de escopo aqui proposta seguirá a metodologia do JBI Collaboration e o PRISMA-ScR. A estratégia de busca considerará estudos publicados e não publicados por meio da CINAHL, EMBASE, LILACS, MEDLINE, PEDro, SciELO, Scopus, Web of Science, Cybertesis, NDLTD e Google Acadêmico. Os estudos serão selecionados na plataforma Rayyan por dois revisores independentes. Os dados serão extraídos usando um formulário de extração de dados elaborado pelos próprios revisores, e serão apresentados por meio de figuras e tabelas, com resumo narrativo acompanhando as ilustrações, conforme o objetivo e perguntas de revisão.

ABSTRACT

Aim: To summarize the scientific evidence on health-related quality of life (HRQoL) in individuals cured of pulmonary tuberculosis (PTB). Inclusion criteria: Studies carried out in participants cured of PTB aged ≥18 years, which evaluated HRQoL, carried out in any context, with no language restriction and no time frame, will be considered. Methods: The scoping review proposed here will follow the JBI Collaboration methodology and the PRISMA-ScR. The search strategy will consider studies published and unpublished through CINAHL, EMBASE, LILACS, MEDLINE, PEDro, SciELO, Scopus, Web of Science, Cybertesis, NDLTD and Google Scholar. Studies will be screened on the Rayyan platform by two independent reviewers. Data will be extracted using a data extraction form prepared by the reviewers themselves, and will be presented through figures and tables, with a narrative summary accompanying the illustrations, according to the objective and review questions.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Santos da Silva, Universidade Federal do Amazonas

É Doutorando em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP. Possui Graduação em Fisioterapia pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2016) e Especialização em Imaginologia pela Faculdade Unyleya (2018). Atualmente, é Professor do Magistério Superior, área de Anatomia, no ISB/UFAM (Coari-AM). É Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia - SBA, e Coordenador do Laboratório de Anatomia do ISB/UFAM. Possui treinamento para revisor (Comprehensive Systematic Review Training Program) pelo The Brazilian Centre for Evidence-based Healthcare: A JBI Centre of Excellence. É membro do Grupo de Pesquisa Reabilitação do Sistema Músculo-Esquelético e Análise do Movimento - RSMAM/UFAM/CNPq, e do Grupo de Estudos sobre Diagnósticos, Intervenções e Resultados de Enfermagem - Direnf/USP/CNPq. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana (Macroscópica e Radiológica), e na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória, atuando principalmente nos seguintes temas e linhas de pesquisa: Anatomia Humana; Imaginologia; Exercício Físico e Saúde; Análise do movimento e Processamento de Sinais Biológicos; Tecnologia na Saúde do Adulto.

Klink Ramos Alves, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico de Enfermagem pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz, Universidade de São Paulo

Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz, enfermeira, concluiu o doutorado em enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) em 1995 e realizou programa de pós-doutorado na School of Nursing do Boston College, em Boston, Massachussets, no ano de 2004. Como Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, serviu como Diretora da Escola de Enfermagem da USP de 2011 a 2015. Dirigiu o Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências: Centro de Excelência do Instituto Joanna Briggs (2009-2011 e 2015-2017). Atualmente é Professora Titular Sênior atuando no ensino de mestrado e doutorado e na formação de pesquisadores. Na área de pesquisa e extensão, coordena projetos sobre raciocínio clínico, conceitos e classificações de enfermagem, processo de enfermagem e cuidados à saúde baseados em evidências.

Downloads

Publicado

2023-05-21

Como Citar

Santos da Silva, T., Alves, K. R., & da Cruz, D. de A. L. M. (2023). Qualidade de vida relacionada à saúde em indivíduos curados de tuberculose pulmonar: protocolo de revisão de escopo. Revista De Enfermagem Da UFJF, 8(1). https://doi.org/10.34019/2446-5739.2022.v8.40383

Edição

Seção

Protocolos de Revisão