Autopercepção e variáveis na saúde de varejistas

Autores

  • Jhoniffer Lucas das Neves Matricardi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0001-5559-4780
  • Bianca Cristina Ciccone Giacon-Arruda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-8433-6008
  • Beatriz Maria Jorge Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
  • Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34019/2446-5739.2023.v9.38682

Resumo

Objetivo: compreender a percepção pessoal e variáveis relacionadas à saúde de trabalhadores do varejo. Método: trata-se de um estudo qualitativo realizado com trabalhadores varejistas da região central do município de Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Aplicou-se um questionário com questões sociodemográficas e semiestruturadas baseadas no Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho abreviado. A análise dos dados comparou os resultados com a literatura nacional e internacional. Resultados: os participantes apresentaram necessidades de saúde relacionadas à atenção à saúde, saúde mental, satisfação, conforto e segurança, evidenciando diferentes necessidades nos contextos de lojas isoladas e empresas. Considerações finais: foi possível observar que são necessárias intervenções intersetoriais direcionadas às necessidades de cada grupo. É fundamental a continuidade de estudos que abordem um maior número de participantes e de regiões.

ABSTRACT

Objective: Tounder stand the personal perception and health-related variables of retail workers. Method: This is a qualitative study carried out with retail workers in the central region of the municipality of Campo Grande - Mato Grosso do Sul. A questionnaire with sociodemographic and semi-structured questions based on the abbreviated Quality of Work Life Questionnaire was applied. Data analysis compared the results with national and international literature. Results: The participants presented health needs related to health care, mental health, satisfaction, comfort and safety, evidencing different needs in the contexts of isolated stores and companies. Final considerations: It was possible to observe that intersectoral interventions directed to the needs of each group are necessary. It is essential to continue studies that address a greater number of participants and regions.

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

Matricardi, J. L. das N., Giacon-Arruda, B. C. C. ., Maria Jorge, B. ., & Almeida, R. G. dos S. . (2023). Autopercepção e variáveis na saúde de varejistas. Revista De Enfermagem Da UFJF, 9(1). https://doi.org/10.34019/2446-5739.2023.v9.38682

Edição

Seção

Artigos Originais