O CONHECIMENTO DOS PÓSGRADUANDOS EM ENFERMAGEM DO TRABALHO FRENTE AO ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO

  • Maria José Estanislau Daher
  • Camila Carvalho Viana

Resumo

RESUMO
Objetivo: Analisar o conhecimento dos pós-graduandos de Enfermagem do Trabalho acerca da conduta tomadamediante acidente com material biológico; identificar se estes têm conhecimento sobre os riscos do acidente com material biológico e métodos de prevenção. Métodos: Entrevistou-se 18 pós-graduandos do curso de Enfermagem do Trabalho de uma instituição particular em Duque de Caxias (RJ). Foi utilizado um questionário aberto. Resultados: Formaram-se duas categorias de análise: condutas adotadas pelos pós-graduandos em Enfermagem do Trabalho frente ao acidente com material biológico e conhecimento sobre o acidente com material biológico e ações preventivas. Discussão: Os enfermeiros demonstraram domínio de conhecimento sobre os riscos e medidas preventivas frente ao acidente com material biológico. Conclusão: Os enfermeiros demonstraram conhecimento, no entanto pouca autonomia ao transferir a conduta após acidente com material biológico para a chefia ou para o serviço especializado de engenharia de segurança e medicina do trabalho.
Os empregadores devem subsidiar o conhecimento dos trabalhadores de saúde através de palestras e cursos de capacitação, garantindo segurança e bem-estar biopsicossocial.
Palavras-chave: Riscos ocupacionais. Enfermagem do Trabalho. Prevenção de acidentes. Saúde do trabalhador.

Publicado
2017-08-21
Como Citar
Daher, M. J. E., & Viana, C. C. (2017). O CONHECIMENTO DOS PÓSGRADUANDOS EM ENFERMAGEM DO TRABALHO FRENTE AO ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO. Revista De Enfermagem Da UFJF, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/enfermagem/article/view/3839
Seção
Artigos Originais