SAÚDE DO TRABALHADOR – PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI
Resumo
Introdução: O desenvolvimento da saúde do trabalhador pressupõe que se tenha uma atuação multiprofissionale dentre as várias profissões destacamos a enfermagem. Objetivo: Discutir a produção cientifica de Enfermagemem Saúde do Trabalhador nos primeiros dez anos do século XXI, no âmbito nacional. Métodos: Revisão integrativa realizada na Biblioteca Virtual de Saúde no período de 2001 a 2010, por meio de artigos científicos.
Resultados e discussões: Identificados 45 artigos. Houve incremento da produção entre 2006-2010, a maior parte foi realizada por pesquisa aplicada (80,0%) e por docentes (66,6%). Conteúdo dos artigos: 88,8% discutiram condições de trabalho; 82,2% sugeriram propostas de mudanças; 80% abordaram os riscos que os trabalhadores estão expostos; 73,3% citaram doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho e 55,5% discutiram ações preventivas. Considerações finais: Há necessidade de ampliar a produção cientifica sobre ações preventivas em saúde do trabalhador; deve haver incremento na pesquisa dos enfermeiros sobre outras categorias profissionais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-23
Como Citar
Moura, D. C. A. de, Greco, R. M., & Leonel, M. (2016). SAÚDE DO TRABALHADOR – PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI. Revista De Enfermagem Da UFJF, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/enfermagem/article/view/3800
Edição
Seção
Artigos de Revisão